Notícias

Abertura de empresas avança. Qual o próximo passo para mantê-las vivas?

Com posts diários nas redes sociais, restaurantes, lojas de moda, clínicas odontológicas, salões de beleza e até setor de serviços estão registrando o dobro de vendas. Saiba mais.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

As redes sociais se tornaram um pilar indispensável​ para marcas e empreendedores, mas ainda existem inúmeros brasileiros que não integraram os canais para aumentar suas vendas.

De acordo com a Agenzia Mkt, startup de marketing que automatiza a presença digital criando os conteúdos, as marcas que ainda não utilizam essa ferramenta para vender, estão perdendo oportunidades de exposição e comunicação com seus clientes e deixando de crescer até 50%.​​

A dor da presença digital acontece principalmente para micro e pequenas empresas que, muitas vezes, acreditam que não é possível incluir a estratégia de vendas por falta de conhecimento e investimento financeiro. De fato, esta é a maior dificuldade para que esses empreendedores participem dessa transformação digital, mas também sabemos que este segmento é o principal propulsor de empregos na economia brasileira e com grande parcela no PIB do país, portanto não podemos simplesmente ignorar esse desafio”, explica David Mendes, CEO da Agenzia Mkt.

Ao oferecer uma solução para esses pequenos negócios, a startup automatiza a criação e postagens de conteúdo diariamente para facilitar a presença digital das micro e pequenas empresas.

A empresa foi criada em 2020 e já está atraindo os olhares de grandes empresas que querem fomentar o crescimento desses empreendimentos como iFood, Algar Telecom, Visa e Governo Federal.

Em um projeto para o segmento de restaurantes, por exemplo, em andamento com o iFood há cerca de 1 mês, já foi possível avaliar que a ação de postar todos os dias aumentou o número de pedidos em 30% no período do teste. Hoje são cerca de 2000 restaurantes participando do projeto para avaliar esses resultados.

Quem já​ está sentindo a diferença com a presença digital é o Samuel Icaro, proprietário da Aldeia das Tortas, que possui unidades em São José dos Campos e São Paul​o (Moema).​​ ​

Estar presente todos os dias, embora a gente saiba que é fundamental, é um grande desafio. No início eu não​​ acreditava muito em plataformas automatizadas. Achei que seria muito robotizado e sem a cara da empresa, mas com o tempo a forma como trabalhavam para entender a empresa e traduzir em todos os materiais foi surreal. Hoje eu diria que me liberou para fazer outras atividades core do meu negócio, porque a ferramenta conseguiu traduzir o que a gente necessitava e hoje conseguimos operar o marketing muito tranquilamente”​​, conta.

Mas não é somente os comércios de produtos que estão se beneficiando. O dentista Gabryel Ribeiro, de São Paulo, diz que conseguiu aumentar a agenda de clientes em 40% no período de 2 meses com esse tipo de estratégia. ​

Para os pequenos empreendedores que acham que os investimentos não​ são viáveis​, a Agenzia Mkt criou um modelo que garante que, com o valor de R$ 99 por mês, os empreendedores tenham conteúdos completos para redes sociais (Facebook, Instagram), sem destinar, praticamente, nenhum esforço.

A empresa também oferece uma opção ainda mais em conta: um plano por R$ 49,90 por mês. O modelo é pioneiro e otimiza esse processo de comunicação de ponta a ponta — desde a produção da imagem, legendas, inclusão de hashtags, agendamento e postagem nas redes escolhidas.

Com operação iniciada oficialmente em agosto de 2021, a startup vem recebendo investimentos importantes para chegar cada vez mais aos micro e pequenos negócios.

A empresa recebeu, no mesmo mês, um aporte de R$ 1 milhão, liderado pelo fundo Anjos do Brasil, e com participação também de investidores anjos.

Além disso, foi selecionada em programas de aceleração e mentoria de empresas como Cubo Itaú, Microsoft, HSM, Sebrae IA Factory, além do desafio Brain Open Jornada Digital, da Algar.