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Agência dona da CazéTV vende participação para fundo da XP

A LiveMode, agência de esportes e mídia, anunciou a venda de uma fatia significativa para a General Atlantic e fundo de private equity da XP.

Screenshot Logo Facebook - LiveMode 2024
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  • A LiveMode, agência de esportes e mídia com a CazéTV como um de seus principais negócios, anunciou a venda de uma fatia significativa para a General Atlantic.
  • Além de um fundo de private equity da XP Asset.
  • A agência busca replicar o sucesso para impulsionar seu crescimento. Assim, revitalizando suas audiências e impulsionando o crescimento da receita publicitária.

A LiveMode, agência de esportes e mídia com a CazéTV como um de seus principais negócios, anunciou a venda de uma fatia significativa para a General Atlantic. Além de um fundo de private equity da XP Asset. A General Atlantic liderou o investimento, enquanto a XP realizou o aporte por meio de seu fundo II. Embora a empresa não tenha divulgado os valores da captação inicial e a participação percentual de cada investidor.

A agência busca replicar o sucesso da Liberty Media (Fórmula 1, MotoGP) e da Endeavor (UFC, WWE) para impulsionar seu crescimento. Assim, revitalizando suas audiências e impulsionando o crescimento da receita publicitária.

A LiveMode utilizará os recursos para adquirir participações em ligas de futebol e esportes olímpicos, bem como para investir em esportes emergentes e internacionalização.

“Sempre crescemos com o capital dos sócios e somos rentáveis desde o dia zero, mas esse investimento vai ser relevante para acelerarmos todas essas vias de crescimento,” disse o sócio da LiveMode, Leonardo Lenz Cesar, ao Brazil Journal.

Sergio Lopes e Edgar Diniz, fundadores do antigo canal Esporte Interativo, vendido para a Turner em 2015, criaram a LiveMode em 2017. Cesar, também fundador do Esporte Interativo e que permaneceu no negócio até 2018, tornou-se sócio da LiveMode em 2023 após quatro anos na Meta.

Os sócios tiveram a ideia de criar um hub de soluções para que clubes, ligas e federações pudessem transmitir conteúdos mais robustos nas mídias digitais e no streaming, além de aprimorar sua distribuição e monetização.

A LiveMode realizou sua primeira transmissão em parceria com a Liga do Nordeste, transmitindo a Copa do Nordeste, seguida pelos campeonatos paranaense e paulista, entre outros eventos. No entanto, foi em 2022 que a empresa passou por sua maior transformação.

Modelo de negócio e viabilidade

A FIFA abordou a companhia para desenvolver um modelo de streaming para a transmissão da Copa do Mundo. A Globo, detentora dos direitos no Brasil, optou por abrir mão da exclusividade na internet para reduzir seu investimento. Enquanto a federação internacional de futebol buscava um negócio próprio de streaming, a LiveMode questionou a viabilidade: quem pagaria para assistir algo já disponível gratuitamente pela Globo?

Assim, surgiu a ideia de criar um canal de streaming em parceria com Casimiro Miguel, um dos influenciadores mais populares do Brasil. Casimiro já havia transmitido alguns jogos do Campeonato Brasileiro em parceria com a LiveMode. A CazéTV nasceu com o objetivo de oferecer uma cobertura diferente daquela vista na TV aberta.

A audiência da CazéTV disparou, com 8 milhões de aparelhos conectados em um jogo do Brasil, equivalente a 30 pontos no ibope. A CazéTV transmitiu eventos como o Campeonato Paulista, Jogos Pan-Americanos e Copa do Mundo feminina, e se prepara para as Olimpíadas de Paris e a Eurocopa.

“A CazéTV surgiu para resolver um problema e se tornou um negócio, mas temos outras avenidas de crescimento,” citou Cesar. “Não temos a obrigação de usar a CazéTV com os nossos parceiros.”

A LiveMode foi nomeada agência exclusiva pela FIFA para comercializar os direitos da Copa do Mundo de 2026, buscando sempre o melhor para seus clientes. Além disso, apoia ativamente a Liga Forte União, envolvida na criação de uma nova liga para o futebol brasileiro.

Para essa nova fase, a LiveMode está prestes a inaugurar um hub de produção no Rio de Janeiro, equipado com três estúdios, cinco cabines de narração e capacidade para produzir conteúdo 24 horas por dia.

“A gente vê muita oportunidade no esporte, e a audiência está mais sofisticada: ela quer consumir coisas diferentes do tradicional,” complementa Cesar.