“Agro é Tech”: O setor agropecuário vem se mantendo firme e apresentando crescimento acima da média. Ao contrário do que apontam as expectativas econômicas atuais no país.
O agronegócio brasileiro conta com uma grande diversidade em seus negócios, tanto em preço, volume, qualidade, quanto em tecnologia investida. Essa variedade, facilita o crescimento do setor mesmo em cenários desfavoráveis.
Hoje, tem sido considerado arriscado concentrar a maior parte dos negócios no Brasil. Mas é exatamente o que as empresas voltadas para o agronegócio vem fazendo. Focando mais no mercado nacional.
Agro é Tech: Como fica o Agronegócio após as reformas?
Apesar da recessão do mercado interno, o setor agropecuário tem conseguido se manter positivo. E a perspectiva é que com as mudanças pós reformas esse cenário melhore ainda mais.
O Mercado Econômico brasileiro atravessa a “janela de ouro”, que é como os economistas tem chamado esse período de reformas. Acredita-se que após ele será possível perceber significativa melhora no mercado geral.
Entretanto, o mercado agro vem sofrendo menor impacto devido à internalização dos negócios. E a aposta é que sua recuperação no mercado internacional também ocorrerá mais rápido do que os demais setores.
O risco Brasil e a falta de investimentos no país vem impactando as exportações em diversos setores. Assim como problemas nas relações da política internacional, o que acredita-se que será contornado em breve.
Mesmo com esse cenário, o mercado agropecuário vem conseguindo se manter economicamente saudável. A concentração no mercado interno tem conseguido sustentar o agronegócio, contrariando expectativas.
Os economistas acreditam que os setores mais distante do agronegócio terão uma maior dificuldade de recuperação financeira. A falta de investimento dos demais setores no mercado interno é o principal causador dessa dificuldade.
O principal trunfo do Governo de Jair Bolsonaro, foi ter montado uma forte equipe econômica. Além do bom andamento das relações exteriores principalmente com países da Ásia e EUA.