Dólar em Alta

Alta do Dólar impacta preços de eletroeletrônicos

Aparelhos de ar-condicionado, que em 2023 tiveram alta de preços devido clima, também podem estar tendo seus valores impactados devido ao câmbio.

dolar 1.jpg
dolar 1.jpg

Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro tiveram queda anual de 2% em novembro de 2024, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé. Dado que muitos aparelhos eletroeletrônicos são importados, ou têm componentes importados, essa tendência deve estar sendo influenciada pela recente valorização do câmbio dólar/real, que no período de 11 meses terminado em novembro de 2024, aumentou 18,6%.

A pesquisa, que monitora continuamente 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de 2 milhões de preços, com informações do principal comparador de preços do país, o Buscapé, mostra que a tendência de redução nas quedas anuais se mantém, com o registro da menor dos últimos 23 meses.

Em novembro, os preços de eletroeletrônicos tiveram uma queda mensal de 1,11%, mas como houve um aumento de 0,27% em outubro de 2024, em conjunto os dois meses tiveram uma queda de preço de -0,82%. Em novembro de 2023 a queda de preços foi de -1,70% e a variação acumulada em conjunto com outubro de 2023 foi de -2,0%. Esta diferença no comportamento dos preços entre os dois anos reflete a tendência de variações negativas declinantes de 2024.

Sérgio Crispim, pesquisador da FIPE, comenta sobre o movimento:

“Os preços de eletroeletrônicos refletiram uma dinâmica de mercado bastante particular no mês de novembro. A queda de 1,11% no mês foi influenciada pelas promoções da Black Friday, mas ainda assim ficou abaixo da redução de 1,70% observada no mesmo período de 2023. Essa diferença reflete a valorização do dólar em 2024, que encarece os componentes importados e afeta os custos de produção. Mesmo com descontos expressivos no varejo, o impacto da alta cambial tem limitado o espaço para reduções de preços mais acentuadas.”

Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, analisa o impacto das ofertas da Black Friday em relação às variações de preços no mês de novembro.

“Apesar de itens específicos, que foram promocionados, terem seus preços reduzidos, observamos que fatores externos como a alta do dólar impactaram os preços dos eletroeletrônicos. Apesar disso, questões mercadológicas e alta demanda fizeram com que smartphones de marcas desejadas, por exemplo, tivessem um menor preço histórico em 12 meses.”

Ar-condicionado tem declínio de variações anuais

Os grupos de produtos que tiveram as maiores quedas anuais de preços em outubro de 2024 foram celulares (-6,0%), eletroportáteis (-3,5%) e vídeo/áudio (-3,3%).

O grupo de eletrodomésticos teve aumento de preços de 1,79%, influenciado principalmente pelos preços de aparelhos de ar-condicionado. Desde o pico de aumento anual de preços de 25,7% desta categoria, em janeiro de 2024, observa-se um forte declínio das variações anuais, chegando a 4,8% em novembro de 2024.

Além de ar-condicionado, outra categoria que se destacou com aumento anual de preços foi notebook (1,5%). Esta categoria vem influenciando bastante a tendência de quedas decrescentes do grupo Informática, que veio de uma queda anual de preços de 13,1% em novembro de 2023 para um aumento de 0,3% em novembro de 2024, a primeira variação positiva do grupo na série de 23 meses.