Após um início de ano fraco para o varejo alimentar, o mês de fevereiro revela retomada do crescimento nas vendas em valor (+9,2%), ainda abaixo da inflação, mas com menor retração nas unidades vendidas (-1,9%), tanto em Supermercado quanto no Atacarejo Regional, segundo o Radar Scanntech.
A maior frequência do consumidor nas lojas (+3,2%) colabora para o crescimento no mês e, apesar de apresentar menor retração das unidades por compra, elas ainda retraem em torno de (-6%), ou seja, o consumidor brasileiro continua pagando mais e comprando menos produtos.
Tiago Vavassori, gerente da Scanntech responsável pelo Radar, comenta que “depois de um janeiro preocupante, fevereiro apresentou o melhor índice dos últimos 12 meses vs mesmo mês no ano anterior. Vemos um aumento de (+4,3) do ticket médio no acumulado do ano versus mesmo período de 2021. O Ticket médio cresceu +5,8% em fevereiro vs 21, acelerando o índice contra os +3,2% de janeiro. Um fato preocupante é que o consumo em unidades retrai até mesmo nas principais categorias que entregam crescimento em faturamento. Ovos, Chocolate, Pães de forma, Petiscos Snacks e Suco pronto são categorias que conseguem crescer em unidades”, diz.
Das principais cestas que impulsionaram o aumento de vendas em valor, a Perecíveis se destaca com o maior crescimento (+11,5%) no ano, seguido por Pet com (+11%), mas retraem em unidades.
Enquanto Mercearia Básica tem maior importância e apresenta maior crescimento no Atacarejo regional (+10,3%), já Mercearia, tem maior participação e maior crescimento (+6,4%) no Supermercado.
A cesta de Tabaco se mantém como a única com crescimento em todos os canais nas vendas tanto em valor quanto em unidades no País.
Outra categoria que chama atenção neste ano e tem importante retomada de vendas em valor (+7,7%) e unidades (0,2%) no mês, é a cesta Bebidas.
“O movimento acontece pelo consumo de bebidas no carnaval deste ano, o que não aconteceu ano passado devido ao cancelamento das festividades. Por outro lado, observando as categorias da cesta básica (Arroz, Leite UHT e Feijão), são quase a totalidade da contribuição de negativa de vendas em valor, evidenciando que os consumidores de menor poder aquisitivo, continuam consumindo cada vez menos itens básicos. Vale ressaltar que arroz e feijão, além da retração em unidades também entregaram redução de preços”, diz Vavassori.
As vendas nos principais canais por região Brasil
As regiões Norte (+9,1%), Centro-oeste (+8,7%) e Sul (+7,6%) apresentam crescimento superior de vendas em valor no ano, com destaque para o Sul impulsionado pelo Atacarejo regional e a região Centro-oeste pelo Supermercado.
Já o estado de São Paulo apresenta retomada de crescimento das vendas em valor no mês, mas ainda abaixo de janeiro deste ano. O Nordeste tem o pior desempenho do Brasil, puxado pela queda do Atacarejo regional.