A Ambev (ABEV3) realizou importante apresentação junto aos seus acionistas. Isto é, a empresa apresentou no segundo dia do seu Investor Day, nesta quarta-feira (13), suas estratégias para buscar aumento de participação no mercado (market share) de cerveja no Brasil.
Conforme Daniel Wakswaser, VP de Marketing, a companhia precisa “de portfólio, e não investir em uma única marca”.
De acordo com ele, o mercado brasileiro está aumentando o consumo de cerveja premium, com mudança forte verificada nos últimos três anos.
“A gente foi de um volume de 61% do core (cerveja tradicional) para 48%. O core plus e o high-end (cervejas premium) quase dobraram: foram de 15% a 33% em três anos”,
disse
“É uma mudança tectónica gigantesca. Isso explica porque temos que ter um portfólio equilibrado”, afirmou,
destacou
Além disso, acrescentou que, conforme o mercado amadureça, serão necessárias uma quantidade maior de marcas, para se “ter uma participação de 80% no mercado”.
Hoje, a participação da Ambev no mercado brasileiro de cerveja é de cerca de 70%.
Lucro da Ambev (ABEV3) despenca 45,6% no resultado 4T21
Assim, a Ambev apresentou uma queda de 45,6% no lucro líquido do quarto trimestre, a R$ 3,7 bilhões, informou a companhia nesta quinta-feira (24).
O resultado ficou abaixo do esperado, de R$ 4,1 bilhões, segundo dados reunidos pela Bloomberg.
O lucro líquido pelo critério ajustado chegou a R$ 3,8 bilhões, uma queda de 44,6%. A receita líquida do período cresceu 18,6%, a R$ 22 bilhões, e a margem bruta caiu 350 bps, a 52,3%.
A Ambev informou que a geração de caixa das atividades operacionais aumentou 40,5% comparado com R$ 8,3 bilhões no 4T20, para R$ 11,7 bilhões.
Já o Ebitda ajustado caiu 24,1%, a R$ 6,7 bilhões, ainda conforme a empresa.