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Ambev (ABEV3) compra 100 caminhões elétricos

A Ambev (ABEV3) confirmou encomenda com a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) para a compra de 100 caminhões elétricos como parte de um projeto maior.

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A Ambev (ABEV3) confirmou encomenda com a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) para a compra de 100 caminhões elétricos como parte de um projeto maior.

Nesse sentido, a Ambev (ABEV3) e a Volkswagen já tinham anunciado a intenção da aquisição em 2018, testando desde então essa tecnologia no Brasil.

Além disso, o acordo entre as companhias prevê a compra de 1.600 veículos elétricos até 2023 por um valor de centenas de milhões de reais.

Dessa maneira, a Ambev (ABEV3) trabalha em seu plano de redução de carbono. A princípio, o volume dos caminhões que serão adquiridos irá representar 35% da frota que atende a empresa, substituindo os modelos a diesel.

Inclusive, os veículos serão comprados por transportadoras prestadoras serviços para a companhia, sendo uma nova exigência para empresas de logísticas que atendam a Ambev (ABEV3).

Nessa mesma linha, a fabricante de bebidas também utiliza em seu plano 48 usinas de energia solar que estão sendo implementadas em seus centros de distribuição.

Apesar de não revelar valores da compra, o vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev (ABEV3), Rodrigo Figueiredo, informou que a companhia usará os caminhões elétricos inicialmente em SP e RJ.

Por outro lado, o executivo disse que a companhia já aplicou cerca 1 bilhão em iniciativas voltadas à sustentabilidade ambiental nos últimos 5 anos.

Caminhões elétricos Ambev: operação de grande escala

De acordo com a Ambev (ABEV3), os 100 caminhões elétricos sob encomenda começarão a ser montados em maio de 2021. A explicação para a data é a conclusão da linha de produção da VWCO em Resende, que está prevista entre março e abril.

Dessa maneira, as entregas devem ocorrer a partir do final do primeiro semestre, segundo Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Além disso, grandes empresas parceiras irão fazer parte do desenvolvimento. Algumas delas são a fabricante de motores elétricos Weg (WEGE3), a fabricante de baterias Moura e a chinesa CATL, uma das maiores produtoras de baterias de íons de lítio do mundo, por exemplo.