Notícias

Ambipar realiza IPO e arrecada R$ 1 bilhão

A Ambipar (AMBP3) precifiou sua oferta pública inicial de ações no topo da faixa indicativa. A empresa arrecadou cerca de 1,08 bilhão de reais com a IPO

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

De acordo com dados divulgados pela CVM, ontem a Ambipar (AMBP3) conseguiu precificar sua oferta pública inicial de ações no topo da faixa indicativa. A empresa arrecadou cerca de 1,08 bilhão de reais. A Ambipar é uma empresa especializada em gestão de resíduos e de resposta a emergências.

Além da gestão ambiental e de respostas a emergências, a empresa nesses últimos meses contribui no combate ao coronavírus. De fato essa ação foi muito bem-recebida pelos investidores. Com isso a demanda supera, até aqui, em mais de seis vezes a oferta. A IPO trazia como faixa indicativa para as ações preço de entre 18,75 e 24,75 reais por ação.

Primeiramente a operação previa emissão de lote inicial de 38 milhões de ações. Contudo esse número poderia aumentar até mais 5,7 milhões de papéis suplementares.

Conforme divulgado pela empresa, a sua carteira de clientes é constituída por mais de 10 mil clientes, em 15 países.

“Atuamos em situações emergenciais relevantes, como, por exemplo, no maior desastre da mineração brasileira, no maior incêndio industrial ocorrido em território brasileiro e, mais recentemente, no suporte à contenção do coronavírus no Reino Unido em conjunto com o exército britânico e no Brasil em escritórios, aeronaves, escolas, ônibus, entre outros”. Explica o prospecto do IPO.

“A Ambipar vem ao mercado num momento em que as companhias estão sendo pressionadas a adotar melhores práticas ambientais (como uma das derivadas da pandemia da covid-19), aumentando a demanda por serviços de ‘waste management’. Outro exemplo de oportunidade e timing favorável é o marco regulatório do saneamento, recém aprovado pelo congresso brasileiro, que deve acelerar os investimentos para melhorar as condições sanitárias da população”. Explicou relatório da casa de análise Eleven.

Dívidas

Segundo explicou os gestores da empresa o dinheiro arrecadado com a IPO, será direcionado a renegociação de algumas dívidas e investimento em expansão orgânica e inorgânica por meio de aquisições – no Brasil ou no exterior.

“Temos um histórico de aquisição de empresas: nos últimos 5 anos, adquirimos 14 participações societárias. Acreditamos que, atrelada ao crescimento orgânico, nossa estratégia de expansão internacional inclui a aquisição de outros players do mercado. Nossa experiência em processos de aquisição e integração de operações nos permite capturar sinergias operacionais e financeiras. Garantindo qualidade, eficiência operacional e um crescimento sustentável”. Explicou comunicado da empresa.

Sair da versão mobile