Notícias

Americanas (AMER3) anuncia Joint Venture com a Vibra (VBBR3)

A Americanas e a Vibra concluíram os detalhes de uma importante parceira! Confira agora mais detalhes!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

As lojas Americanas (AMER3) segue buscando maneiras de fortalecer suas operações em meio a crise do varejo. Assim, a empresa surpreende o mercado com uma inusitada parceria! A Vibra Energia (VBBR3)! Confira agora mais detalhes!

A nova joint venture

Assim, as companhias se unem para fortalecer ambas as operações e criar diferenciais competitivos. A Vibra (antiga BR distribuidora) se une com a Americanas para criar A VEM conveniência, empresa que integra as lojas de conveniências Local e BR Mania. Assim, a nova empresa já nasce com uma rede de 1.257 lojas e oferece uma melhor proposta de valor para consumidores, franqueados, revendedores e atendentes de lojas, por meio de uma rede de pontos de venda com capilaridade nacional, escala, sortimento e tecnologia, além de uma plataforma financeira, com soluções de crédito e meios de pagamento digitais.

A efetivação da Parceria se deu após o cumprimento das condições precedentes, habituais em operações de natureza similar. Incluindo a aprovação prévia pela autoridade antitruste, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em 30 de dezembro de 2021, sendo esta decisão considerada final.

Para “tirar do papel” a parceria, conforme citado, as empresas também firmaram uma “nova empresa” a Vem Conveniência. Sociedade esta que conta com participação acionária das duas empresas, com divisão 50/50.

Além disso, a Vem Conveniência conta com 55 lojas de pequeno varejo fora de postos de combustíveis, com operação própria. E aproximadamente 1.200 lojas de pequeno varejo em postos de combustíveis, operadas por franqueados. Assim, a marca da BR Mania será mantida nas lojas dos postos de combustíveis, enquanto as lojas fora dos postos de combustíveis utilizarão a marca Local. O formato da Parceria prevê tanto lojas franqueadas como a operação própria de lojas de pequeno varejo. A Parceria visa oferecer uma nova proposta de valor a consumidores, franqueados, revendedores.