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ANBIMA lista os dez influenciadores digitais mais relevantes no universo de investimentos

Produtores de conteúdo se destacam e mulheres garantem três posições no ranking, mostra relatório da Anbima. Confira os destaques.

imagem padrao gdi
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O Instagram é a plataforma mais utilizada pelos principais influenciadores digitais que falam sobre investimentos nas redes sociais.

É o que mostra o relatório FInFluence — que fala de investimentos nas redes sociais, publicado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) com apoio do IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).

Nesta segunda edição, o relatório traz um ranking dos 10 influenciadores mais relevantes considerando Instagram, Twitter, YouTube e Facebook.

O YouTube é a segunda plataforma mais utilizada (9) por esses influenciadores e o Twitter é a menos utilizada (7).

As mulheres são minoria no ranking — apenas três perfis são comandados por elas e dois deles pertencem a Nathália Arcuri (no caso, as redes pessoais e o canal Me Poupe!, criado pela influenciadora).

Tipos de influenciadores

Os produtores de conteúdo são a categoria de influenciadores mais relevante, conquistando nove dentre dez posições na seleção.

As tipologias foram definidas na primeira edição do relatório com base no que os influenciadores declaram em seus perfis e nas publicações feitas.

Essa categoria tem uma abordagem abrangente: fala sobre temas que variam de investimentos específicos, passando por análises de mercado e dicas de ações para ficar de olho.

Além disso, é reconhecida por conteúdos elaborados e costuma ter nessa atividade, na maioria dos casos, o foco profissional.

No levantamento como um todo, é a categoria que responde pelo maior número de influenciadores ativos (53), pelo maior número de publicações (78,4 mil) e pelo maior público alcançado — 49 milhões de seguidores.

Único analista da seleção, Tiago Guitián Reis faz parte da segunda maior categoria de influenciadores, que contém 50 personagens.

Os integrantes desse grupo costumam trabalhar em casas de análise ou atuar de maneira independente na produção de análises técnicas e indicações de investimentos.

Com uma audiência de 8,6 milhões de seguidores, os analistas fizeram mais de 45,4 mil posts no período do monitoramento.

Entenda como o ranking foi feito

A identificação dos mais influentes segue metodologia construída a partir de cinco critérios analisados no Instagram, Twitter, Youtube e Facebook:

  • Popularidade: é a soma das quantidades de seguidores nos perfis do influenciador em cada uma das redes sociais que possui;
  • Autoridade: analisamos como as audiências e os publicadores interagem sobre um determinado assunto. Quanto mais central/essencial o influenciador for para a formação daquela “bolha” temática, mais autoridade ele tem no assunto;
  • Articulação: é explorado o potencial de intermediação do influenciador para aumentar o alcance de uma temática relacionada ao universo financeiro;
  • Comprometimento: é o volume de publicações feitas;
  • Engajamento médio: representa a média das interações (curtidas, comentários, reações e compartilhamentos) no total de posts do perfil.

Para chegar ao ranking, foram feitos cálculos estatísticos com esses cinco critérios, considerando ainda as diferentes formas de uso das redes sociais pelos seguidores, os atributos e comportamentos de cada rede social e o estilo dos posts feitos pelos influenciadores.

Os cálculos consideram dados públicos dos perfis dos influenciadores nas redes sociais. Existem dados de engajamento e audiência que são privados e somente o dono do perfil tem acesso a eles — nesses casos, não podemos acessar essas informações, por isso elas não foram utilizadas nas contas. Confira os detalhes da metodologia, incluindo a fórmula utilizada, na página 54 do relatório.

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