Nesse momento, bolsas europeias caem e índices futuros norte-americanos navegam entre altas e baixas, após rali na véspera.
Ontem, o Dow Jones atingiu seu recorde, batendo a marca dos 30 mil pontos pela primeira vez. Assim sendo, o atual presidente Donald Trump comentou em uma coletiva sobre o desempenho recorde do índice. Entretanto, Trump não respondeu a nenhuma pergunta. Nesse momento, ocorre a transição para o governo do presidente-eleito Joe Biden.
Além disso, na Europa, o Reino Unido, a França e a Alemanha seguem implementando novas medidas de restrição. Infelizmente, ontem a Itália registrou o maior patamar de mortes desde março, totalizando 853 vidas perdidas para o Covid-19.
Brasil
Aqui, de acordo com o Imperial College de Londres, a taxa de transmissão do Covid-19 alcançou 1,3, sendo o maior nível desde maio. Portanto, cada 100 pessoas contaminam outras 130, e depois 169 e por aí vai, exponencialmente.
Além disso, quanto ao Renda Cidadã, o governo Jair Bolsonaro e o Congresso buscam medidas para viabilizar o programa. Dessa forma, ambos negociam cortes de incentivos e subsídios de até 25%. O programa social de transferência de renda visa substituir o Bolsa Família, entretanto, esbarra no teto de gastos.
Analistas do Goldman Sachs revisaram suas projeções para siderúrgicas brasileiras listadas na B3 (B3SA3). De acordo com eles, maiores volumes e preços são esperados nos próximos trimestres. Dessa forma, elevaram os preços-alvo para Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5) e CSN (CSNA3).
O mercado agora
Hoje, por volta das 9h45 o Ibovespa futuro caía -0,60% a 109.565, parando o rali de ontem, após bons anúncios sobre as vacinas contra o coronavírus.
Dessa forma, o dólar cai perante o real, a R$ 5,3666 caindo -0,13%. Quanto ao petróleo Brent – usado como referência pela Petrobras (PETR4) – sobe 0,59% a US$ 48,06.
Nos Estados Unidos, os índices futuros das bolsas caem, com exceção do Nasdaq Futuro, que sobe 0,28%. O S&P 500 Futuro cai -0,09% e o Dow Jones Futuro cai -0,22%.