O conselho de administração do Atacadão, braço de atacarejo do Carrefour (CRFB3), aprovou a aquisição das ações do Grupo Big. Isto é, representativas de 70% do seu capital social total.
Assim sendo, o conselho ainda recomendou a incorporação de 30% das ações remanescentes de emissão do Big, após o processo de compra, com a entrega aos acionistas de 116,8 milhões de novas ações ordinária.
Desse modo, a compra do Grupo Big expandirá a presença do Atacadão em regiões onde tem penetração limitada. Ou seja, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento.
Além disso, a aquisição permite que a companhia expanda seus formatos tradicionais. Além disso, permite que reforce sua presença em formatos nos quais tem presença mais limitada — em particular os supermercados e soft discount.
Diante disso, com o fechamento da operação, o Atacadão informou que iniciará os trabalhos para a conversão das 3881 lojas. Ou seja, sendo 63 Maxxi, 43 Sam’s Club, 86 Big, 45 Super Bompreço, 54 Nacional e 97 TodoDia.
Desse modo, para o Big, a compra permitirá a participação no capital de outras sociedades ou negócios, no Brasil ou no exterior (holding), como sócia, acionista, debenturista ou de outra forma.
Logo, o contrato foi celebrado em 23 de março de 2021. E além disso, a companhia estima que os custos e despesas totais, relativos à operação, somem, aproximadamente, R$ 60 milhões.