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Avaliação dirá qual o destino da Avianca

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Companhia aérea discutirá sobre venda de ações nas quais serão divididas em sete fatias; Latam, Gol e Azul demonstram interesse de compra.

Nesta sexta-feira, 5, ocorrerá votação para definir novo modelo da Avianca (AVH). Caso credores aprovem, a companhia aérea entrará em processo de venda na intenção de facilitar sua recuperação judicial.

O objetivo, portanto, é distribuir a empresa em aproximadamente sete pedaços. Nos quais são intitulados Unidades Produtivas Isoladas (UPI). Estas fatias serão negociadas de maneira independente. Logo, as empresas interessadas deverão lançar suas ofertas em leilão que será discutido hoje mesmo na Assembleia Geral.

Por consequência, corporações como Gol (GOLL4), Latam (LTM) e Azul (AZUL4) já demonstram intenção de compra. Neste caso, com a aprovação dos credores, enquanto a comercialização não for efetivada, a Avianca manterá com suas atividades normalmente. E suas rotas de voo permanecerão liberadas para funcionamento.

Detalhes

Desta forma, uma das parcelas, até então pertencente a companhia aérea, será repassada através do programa Fidelidade Amigo. Já o restante terá normativas e funcionários específicos para realização de embarques.

Ou seja, estas seis fatias estarão ligadas a aeroportos de bastante agitação. Como Guarulhos-SP, Congonhas-SP e Santos Dumont-RJ. Pois, tal relação fará com que a venda seja mais atrativa ao mercado e assim aumentará o número de lances.

Outro ponto interessante do modelo divido em blocos está relacionado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Isso porque, se o repasse ocorresse em apenas uma única unidade, o órgão entenderia como concentração de venda.

Além disso, a distribuição não é positiva somente em campo burocrático, como agrada também instituições compradoras. Segundo Jerome Cadier, CEO da Latam, sua empresa se comprometeu em, pelo menos, uma das UPIs. E ainda ofertará, no mínimo, US$ 70 milhões por elas.

“Até o momento do leilão vão ter bastante estratégias. Por isso, vamos analisar quanto realmente estamos dispostos a pagar”, destaca o executivo. Ele acrescenta que há ansiedade em fechar negócio com a Avianca. Já que isso reduziria despesas de funcionamento.

Por outro lado, a Azul esclarece que está acompanhando os trâmites correspondentes as compras. Em contrapartida, a Gol não publicou nenhum pronunciamento oficial a respeito.