Notícias

B3 ajusta valor de JCP aprovados pelo conselho de administração

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A B3 (B3SA3) divulgou um ajuste no valor por ação dos juros sobre o capital (JCP) aprovados pelo conselho de administração no dia 23 de março. O valor passou de R$ 0,05994865 para R$ 0,06022960 por ação.

O pagamento do JCP será realizado no próximo dia 10 de abril, com base na posição acionária de 28 de março de 2023. As ações da companhia já estão sendo negociadas na condição “ex” proventos desde o dia 29 de março.

Os JCP são uma forma de distribuição de lucros pelas empresas aos seus acionistas. Nesse tipo de provento, a companhia distribui uma parte do lucro que obteve ao longo de um determinado período entre seus acionistas, sendo que o valor é proporcional ao número de ações detidas por cada um deles.

Os motivos que levam as empresas a pagarem dividendos e/ou JCP aos seus acionistas são variados. Uma das principais razões é a de atrair investidores para a companhia. Quando uma empresa paga dividendos e/ou JCP com frequência, ela demonstra que tem lucros consistentes e saudáveis, o que pode aumentar a confiança dos investidores e, consequentemente, a procura por suas ações.

Além disso, os proventos podem ser uma forma de remunerar os acionistas pela participação na companhia, uma vez que, ao adquirir ações, eles se tornam sócios e passam a ter direito a uma parte do lucro da empresa.

É importante ressaltar que existem diferenças entre dividendos e JCP. Enquanto os dividendos são tributados na fonte, com uma alíquota de 15%, os JCP são tributados no momento do recebimento, com uma alíquota de até 22,5% para pessoas físicas e 15% para pessoas jurídicas.

Semana Santa: B3 e bancos não irão abrir no feriado

Com a chegada da Semana Santa, muitos brasileiros se perguntam qual será o horário de funcionamento das instituições financeiras durante o feriado. O Guia do Investidor realizou um levantamento geral sobre o “que abre e o que fecha” e te adianta que os bancos estarão fechados na sexta-feira (8) e só reabrirão na segunda-feira (11).

No entanto, é importante lembrar que mesmo durante o feriado, os serviços de autoatendimento, como caixas eletrônicos e internet banking, estarão disponíveis para os clientes. Além disso, as contas que vencem na sexta-feira poderão ser pagas na segunda-feira sem incidência de juros ou multas.

Já os serviços de pagamentos e transferências bancárias poderão ser feitos normalmente até quinta-feira (7), mas as transações realizadas a partir de sexta-feira só serão concluídas na segunda-feira (11).

Além dos bancos, outros órgãos e serviços também terão seus horários de funcionamento alterados durante o feriado. Confira abaixo:

  • Correios: as agências dos Correios estarão fechadas na sexta-feira e funcionarão em horário reduzido no sábado (9).
  • Detran: as unidades do Detran em todo o país estarão fechadas na sexta-feira e no sábado. O atendimento será retomado na segunda-feira.
  • Poupatempo: as unidades do Poupatempo em São Paulo estarão fechadas na sexta-feira e no sábado.
  • Shoppings: os horários de funcionamento dos shoppings podem variar de acordo com cada estabelecimento. É importante verificar diretamente com o shopping de sua preferência.
  • Transporte público: os horários dos transportes públicos também podem sofrer alterações durante o feriado. É importante verificar as informações com as empresas responsáveis.

Em São Paulo, as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) tradicionais e os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) estarão fechados na sexta-feira santa, enquanto os hospitais funcionarão normalmente para atendimento às urgências e emergências.

No Rio de Janeiro, os hospitais estaduais terão plantão em todos os dias da semana, e os postos de saúde não abrirão na sexta-feira. As unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente. Em relação ao transporte público, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) em São Paulo terão operação especial nos dias de feriado, com menos veículos em circulação. Já as estações do Metrô funcionarão em horários especiais no Rio de Janeiro, e as barcas de Niterói operarão com intervalos de 30 minutos.