Notícias

B3 (B3SA3) e Grana Capital fazem parceria para oferecer praticidade no cálculo e declaração do IR

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

B3 (B3SA3) e a fintech Grana Capital, empresa que automatiza o cálculo e o recolhimento do Imposto de Renda, fecharam uma parceria. Isto é, tal acordo vai possibilitar ao investidor ter praticidade no cálculo e declaração do imposto de renda.

Assim sendo, o investidor poderá compartilhar os dados de suas posições e movimentações financeiras a partir das interfaces da área logada da B3 (APIs).

Ademais, usar os serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs, que facilitam a declaração de investimentos na bolsa.

Nesse sentido, os serviços estão valendo para a declaração que se encerra em 31 de maio e para todo o acompanhamento mensal de apuração e recolhimento de IRPF das operações.

Dessa forma, as vantagens das APIs estão na automatização do processo e também na possibilidade de compartilhar as informações que estão em várias corretoras.

“A B3 entende que o cálculo do imposto de renda em produtos de renda variável é uma das maiores dores que o investidor pessoa física possui. 

afirmou

Ademais, ele destacou

“Muitos investidores não consideram alocação em renda variável também pela dificuldade e desconhecimento das regras tributárias incidentes nesses produtos. Logo, discutir e trazer mais e mais soluções que facilitam essa jornada para os investidores é prioritário para a gente”

firma Vinicius Brancher, superintendente de Negócios Pessoa Física da B3

Para o CEO da Grana Capital, André Kelmanson, a parceria é fundamental para alavancar a proposta da empresa de simplificar questões burocráticas para quem opera em bolsa:

“A parceria com a B3 é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Grana Capital para facilitar a vida dos investidores. O IR de investimentos em bolsa já deixou de ser um problema para milhares de usuários que confiam no nosso aplicativo. Ao lado da B3, conseguiremos chegar bem mais longe e alcançar um número cada vez maior de pessoas. Queremos que, em breve, ninguém mais tenha dificuldades com o imposto sobre renda variável”

explica.