O futuro das criptomoedas

B3 lança primeiro token RWA de energia no Brasil

A B3 anuncia a negociação do primeiro token RWA de energia no Brasil, uma parceria com a Uinvex, impulsionando o setor de investimentos em energia solar.

B3 lança primeiro token RWA de energia no Brasil

A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou nesta terça-feira (3) o lançamento do primeiro token RWA (Real World Assets) de energia negociado em uma bolsa de valores no Brasil. O lançamento é o resultado de uma parceria inovadora entre a B3 e a Uinvex, plataforma de investimentos regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Este marco é uma grande novidade para o mercado financeiro nacional, que passa a ter acesso a uma nova modalidade de investimentos, com potencial de transformar o mercado de capitais e de energia.

O que é o token RWA de energia?

O token RWA lançado pela B3 é um ativo digital que representa contratos de investimento em energia solar. Ele permite que investidores possam adquirir participações tokenizadas em uma empresa do setor de energia, nesse caso, a Saveon Energia, especializada em energia solar. A transação é realizada de forma ágil e segura, utilizando a plataforma desenvolvida pela B3 para possibilitar a tokenização e a negociação subsequente dos contratos de investimento.

A operação de tokenização de ativos no Brasil é uma inovação importante, pois oferece liquidez aos investidores e possibilita a rastreadibilidade e controle de titularidade, além de garantir a segurança nas transações através da tecnologia usada na plataforma.

Parceria com a Uinvex

A Uinvex foi a responsável pela captação primária de investimentos para a Saveon Energia, e a empresa segue administrando a plataforma de tokenização em parceria com a B3. André Sobreira, cofundador da Uinvex, comentou que no setor imobiliário, a empresa obteve sucesso com um retorno de 22% ao ano em sua última oferta. Já no setor de energia solar, a expectativa de retorno é ainda mais atrativa: 25% ao ano.

Além disso, Sobreira destacou a rapidez com que as captações são realizadas, concluídas entre duas e seis semanas. Isso reflete a agilidade do processo e a confiança dos investidores nas opções oferecidas pela plataforma.

A importância dessa inovação para o mercado de capitais

A novidade da B3 não se limita à tokenização de contratos de investimento, mas também ao impacto que ela pode ter na flexibilidade e eficiência do mercado de capitais no Brasil. Flávia Mouta, diretora de Emissores da B3, afirmou que essa inovação marca um marco importante para o mercado de capitais brasileiro. Ela destacou que a tokenização permitirá uma emissão de ativos mais eficiente e uma maior flexibilidade para os investidores.

Esse é um modelo inovador que, com o uso de blockchain, proporciona maior segurança e agilidade nas transações financeiras”, completou Flávia Mouta.

O papel da CVM e as resoluções sobre crowdfunding

A CVM tem um papel fundamental na regulamentação dessas operações, especialmente com a resolução CVM 88, atualizada em 2022, que permite que plataformas de crowdfunding atuem como intermediárias nas transações de títulos de empresas. Isso possibilita que os investidores possam comprar e vender os ativos tokenizados de forma transparente e segura. A B3 é a responsável por toda a infraestrutura de tokenização e negociação de ativos no mercado subsequente, enquanto a Uinvex mantém o relacionamento direto com os investidores e as empresas.

O futuro das plataformas de crowdfunding e o impacto da tokenização

A B3 tem se empenhado em trazer mais inovação para o mercado financeiro com o lançamento de sua plataforma de tokenização, desenvolvida em parceria com a B3 Digitas e com o apoio de empresas como a Kria e a EqSeed. O projeto visa atender de forma customizada a plataformas de financiamento coletivo, oferecendo agilidade, segurança e a possibilidade de transacionar participações em startups e pequenas empresas.

A plataforma foi desenvolvida utilizando a tecnologia Hyperledger Fabric, um sistema de blockchain que garante a segurança e a agilidade nas transações. A B3, com o apoio de empresas de tecnologia, visa não apenas ampliar o acesso ao mercado de capitais, mas também fomentar o crescimento de empresas emergentes.

“Estamos trazendo para o mercado uma solução white label ágil e segura, que vai revolucionar o setor de crowdfunding, permitindo que mais investidores possam acessar empresas promissoras e inovadoras”, afirmou Jochen Mielke de Lima, CEO da B3 Digitas.