Notícias

Banco BV anuncia emissão de sua primeira Cédula de Produto Rural Verde

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Instrumento vai destinar recursos para preservação ambiental de área na Serra da Mantiqueira

O BV, um dos maiores bancos do país, anuncia a emissão de sua primeira Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, uma das pioneiras no mercado. O instrumento financiará com R$ 500 mil a conservação de vegetação da Mata Atlântica dentro da Reserva Chico Nunes, propriedade de 487 hectares localizada na Serra da Mantiqueira, em Cruzeiro (SP).

“A emissão da CPR Verde é mais um passo que o BV dá rumo a uma economia de baixo carbono. Por meio deste instrumento, será possível remunerar a preservação ambiental e reforçar nossa estratégia de fomentar o desenvolvimento social por meio de uma atuação sustentável com nosso ecossistema”

afirma Rogério Monori, diretor executivo de Corporate & Investment Banking e Tesouraria do banco BV.

O novo instrumento financeiro, regulamentado em outubro de 2021, funciona como um título de crédito destinado a subsidiar atividades de preservação ambiental, para que proprietários de áreas preservadas recebam pela contribuição que geram para a humanidade. A CPR Verde do BV possui a metodologia da Global Forest Bond, greentech brasileira do segmento, em aliança com a KPMG, empresa internacional de auditoria, para avaliação e publicação dos dados relacionados à conservação da área.

“Os fundadores da GFB sempre defenderam trazer para a conservação ambiental o arcabouço jurídico e financeiro do agronegócio, garantindo assim mais segurança jurídica. Nossa plataforma digital, desenvolvida em aliança com a KPMG, dá escala, agilidade e reduz custos dos inventários florestais, um dos maiores gargalos técnicos para a emissão de títulos verdes no Brasil e no mundo. Ter esse trabalho reconhecido pelo BV, líder em finanças sustentáveis, é motivo de orgulho para nós”

destaca Eduardo Marson, CEO da Global Forest Bond.

O instrumento inovador permite a remuneração de diversos serviços ecossistêmicos. Além da proteção de vegetação nativa com biomassa de 30 mil toneladas, ou 49.477 toneladas de CO2 equivalente, foram certificadas a proteção de 2,1 mil espécies nativas de vertebrados e outras 352 de plantas, além de uma vazão estimada de 75,6 litros por segundo de água nos corpos hídricos.

A nova CPR Verde é mais um ativo do banco para incentivar sua política de compensação de impacto ambiental e emissões de CO2. O BV foi a primeira instituição a neutralizar 100% do CO2 poluente dos veículos financiados, iniciativa adotada a partir de 2021 e que já compensou, até o momento, 955 mil toneladas de gás carbônico.

Os dados do inventário de campo, que lastreiam a emissão da CPR Verde, podem ser acessados na internet por meio do QRCode abaixo:

image 145