O Banco Central (BC) irá ganhar autonomia em breve, logo após o período de término do carnaval. Dessa forma, as funções do banco serão ampliadas e isso fará com que ele possa ter maior poder de decisão.
Assim, é importante entender o que mudará com essa concessão que fará com que o mesmo modifique seu funcionamento. Então vamos saber mais sobre o assunto e entender de fato como isso irá ocorrer.
Banco Central (BC) terá maior autonomia
De acordo com as últimas notícias em relação ao mercado financeiro, o Banco Central (BC) irá ter maior autonomia. Desse modo, essa aprovação deverá acontecer logo após o término do período de carnaval.
Assim, mesmo o projeto de lei cambial poderá ser aprovado antes dessa mudança de autonomia do banco. Nesse sentido, esses projetos poderão ser levados até o parlamento em um período bem próximo.
Com essa aprovação será permitirá uma atualização na lei cambial do ano de 1940. Além disso, ainda existe a possibilidade de que isso possa ser aprovado até mesmo antes do esperado.
Entretanto, para alguns esse tipo de autonomia é um pouco polêmico, pois o Banco Central (BC) já possui certa independência. Enquanto que o texto a respeito do assunto já se encontra bem elaborado.
Contudo, será necessário esperar o fim do feriado de carnaval para que essa autonomia possa realmente ser aprovada. De fato, o banco passará a contar com funções ampliadas e hoje o mesmo controla a inflação.
Assim, a instituição passará ter suavização e também atribuições nos diversos níveis de atividades econômicas. Além de zelar pela solidez e maior eficiência no sistema financeiro do Brasil.
O Banco Central (BC) é bem conhecido como sendo o controlador da inflação e efetua cortes na Selic. Dessa maneira, consegue manter tudo sobre controle e deixa os juros na faixa necessária. Portanto, essa instituição poderá ter maior autonomia em breve e isso lhe ajudará na administração do mercado.