
O mercado cripto tem estado em uma fase de incerteza recentemente, com os ativos principais como o Bitcoin a passarem por períodos de grande volatilidade e a cair até aos US$ 80.500.
Apesar de alguns traders continuarem cautelosos, o desenvolvimento das infraestruturas blockchain não para. Algumas redes interoperacionais e escaláveis têm estado a atrair a atenção dos investidores que procuram projetos com potencial no curto prazo.
Entre esses projetos está o ecossistema blockchain Initia, que implementa funcionalidades de Layer-1 e Layer-2 em uma só rede. A INIT tem sido uma moeda que ganhou bastante interesse pela sua arquitetura modular, que pretende simplificar a experiência dos desenvolvedores e tornar a utilização de aplicativos descentralizados mais simples.
Por isso, a Bitunix listou a moeda INIT no seu mercado spot no dia 27 de Novembro, dando acesso a todo o mundo que quer negociar e investir nesta blockchain emergente.
O que é a Initia (INIT) Coin?
A Initia é um projeto blockchain focado em tornar os aplicativos cripto mais fáceis de usar e criar. Hoje em dia, a maioria dos aplicativos funciona em blockchains diferentes que não funcionam entre si. Isto muitas vezes, cria confusão entre os usuários e complica o trabalho dos desenvolvedores.
De acordo com relatórios, a atividade cross-chain tem estado em crescimento durante o ano de 2025 e com o aumento da procura por aplicativos que funcionem em multi-chain, surge a Initia com o seu ecossistema modular.
A Initia pretende resolver esse problema, conectando tudo em um só sistema. Combina uma rede Layer-1 com vários aplicativos específicos de Layer-2 aos quais chama “Minitias”. Estas pequenas redes se comunicam, partilham informação e continuam seguras com a proteção da Layer-1.
Que problema resolve a Initia?
A Initia foi feita para tornar as coisas mais simples para os usuários diariamente:
- Não é necessário estar a saltar de rede para rede. Na Initia, os aplicativos conseguem falar uns com os outros de forma automática.
- Transações mais rápidas e baratas. Cada aplicativo funciona na sua própria rede, dessa forma, cada rede não fica congestionada.
- É mais fácil aceder aos tokens. Os ativos podem ser movidos entre as redes através de pontes, sem qualquer problema.
- Existem recompensas pela participação. Através de um sistema de recompensas, o programa de incentivo de valor, os usuários do ecossistema INIT recebem o token por simplesmente usar os aplicativos.
Além disto tudo, a Initia procura tornar as coisas mais simples e menos técnicas. Assim, usuários normais não necessitam de estar a pensar em taxas de gás, alterações entre uma rede e a outra e complicações com carteiras.
Como é que a Initia ajuda os desenvolvedores?
Os desenvolvedores podem escolher qual é a VM que preferem entre a EVM, MoveVM ou a Wasm e ativar o seu AppChain, com taxas, velocidade e opções adicionais totalmente customizáveis.
Dessa forma, o trabalho mais complicado a nível de segurança, liquidez, comunicação entre redes é resolvido pela Layer-1 da Initia. Isto poupa meses de trabalho aos desenvolvedores e além disso, ajuda a criar um ecossistema onde diferentes aplicativos se ajudam uns aos outros de forma natural.
O INIT Token: o que deve saber?
O INIT é o token oficial da rede Initia e é usado para:
- Staking – ajudando a proteger a rede
- Governança: dá poder de decisão e melhoria aos holders.
- Recompensas (os usuários ganham INIT pela sua atividade nos aplicativos)
- Taxas entre as Layer-1 e Layer-2
O token INIT tem uma oferta inicial de 1 bilhão, porém ainda apenas 17,5% estão em circulação. Os novos tokens que irão sendo lançados no projeto, vão sendo lançados consoante o crescimento do ecossistema para evitar a inflação.
O token tem neste momento uma capitalização total de mercado de 150 milhões de dólares e o preço da INIT no momento de escrita é de US$ 0,10 de acordo com o CoinMarketCap.
A oferta em circulação é de cerca de 175 milhões de tokens e o volume de trading tem estado saudável nas últimas semanas devido ao interesse crescente em projetos cross-chain.
Onde comprar a Initia?
O token INIT foi listado na Bitunix no mercado spot no dia 27 de Novembro para que todos os usuários possam negociar e comprar o token diretamente na corretora.
A Bitunix é a corretora que mais rapidamente tem crescido no mundo, confiada por mais de 3 milhões de usuários em todo o mundo em mais de 100 países. O seu foco é na transparência e segurança, incluindo uma verificação das Provas de Reserva e o fundo do Bitunix Care que protege os ativos dos usuários.
As suas ferramentas gráficas avançadas, como é o caso do sistema Ultra K-Line, que fornece uma ferramenta de negociação inteligente tanto para traders avançados como iniciantes.
Como comprar a Initia na Bitunix?
Comprar a INIT na Bitunix é bastante fácil. Basta seguir esses passos:
- Crie uma conta
Registre-se com o seu email e senha através do website ou aplicativo e siga os processos de verificação.
- Deposite USDT
Vá até “Depositar”, selecione USDT e depois copie o seu endereço. Certifique-se de escolher a rede certa, por exemplo, ERC-20 ou TRC-20. É recomendável que teste primeiro com um pequeno valor para certificar-se de que fez tudo certo.
- Encontre o par INIT
Vá até à seção “Spot” e escreva INIT. Escolha o par INIT/USDT.
- Compre INIT – Selecione o tipo de ordem
- Ordem de mercado: Compre imediatamente no preço disponível.
- Ordem limitada: Permite que indique o preço que prefere comprar. Esta ordem será preenchida quando o preço atingir esse valor.
Preencha o montante desejado de USDT que pretende comprar ou o montante em INIT. Confirme a ordem. Após a execução, os seus tokens INIT irão aparecer em sua carteira spot na Bitunix.
Disclaimer: Este conteúdo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constituindo aconselhamento de investimento ou uma oferta de investimento. O Guia do Investidor não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.