Notícias

Bloqueio do X: Bilionário prevê fuga de investimentos no país

Bill Ackman, megainvestidor de Wall Street, criticou a suspensão do X no país, apontando riscos de fuga de investimentos devido à medida.

Bill Ackman (Jeenah Moon/Bloomberg)
Bill Ackman (Jeenah Moon/Bloomberg)
  • O bilionário e gestor da Pershing Square, Bill Ackman, criticou duramente o que classificou como suspensão ilegal do X no Brasil
  • Alertando, assim, para o impacto que a medida pode ter na retirada de investimentos do país
  • Ackman também traçou um paralelo entre o Brasil e a China, sugerindo que políticas restritivas podem afastar investidores

O bilionário e gestor da Pershing Square, Bill Ackman, criticou duramente o que classificou como suspensão ilegal do X no Brasil. Alertando, assim, para o impacto que a medida pode ter na retirada de investimentos do país.

“O fechamento ilegal do @X e o congelamento de contas na Starlink no Brasil colocaram o Brasil em um caminho rápido para se tornar um mercado não investível”, escreveu o bilionário em seu perfil na rede social, no sábado (31), primeiro dia oficial da suspensão no País.

Ackman também traçou um paralelo entre o Brasil e a China, sugerindo que políticas restritivas podem afastar investidores.

 “A China cometeu atos semelhantes, levando à fuga de capital e ao colapso nas avaliações. O mesmo acontecerá com o Brasil, a menos que eles recuem rapidamente desses atos ilegais”, afirmou.

Usuário ativo do X, Ackman utiliza a plataforma para expressar opiniões sobre política monetária nos Estados Unidos, além de comentar sobre mercados financeiros, tensões no Oriente Médio e eleições presidenciais americanas.

Novas falas de Elon Musk

A mensagem de Bill Ackman, amplamente reconhecido como um dos grandes nomes de Wall Street, foi compartilhada por Elon Musk, proprietário do X. Dessa forma, que também voltou a criticar a suspensão da rede social no Brasil. Musk classificou o ambiente de investimentos no país como “insano” em sua publicação.

“Investir no Brasil sob a sua administração atual é insano. Quando houver uma nova liderança, isso deve mudar”, escreveu Musk.

Na última sexta-feira (30), o ministro Alexandre de Moraes, determinou a suspensão do X no Brasil. Isto, após Musk não cumprir a ordem de nomear um representante legal da plataforma no país.

Desde então, Musk tem reiteradamente criticado Moraes em suas postagens. No sábado, o empresário criou um perfil no X chamado “Alexandre Files”, onde divulga, no entanto, decisões sigilosas do ministro relacionadas ao bloqueio de contas e conteúdos na plataforma.

Bill Ackman

Bill Ackman é um influente investidor bilionário e gestor de fundos de hedge. Conhecido por sua atuação na Pershing Square Capital Management, uma gestora de investimentos que ele fundou em 2004. Nascido em 1966, Ackma, contudo, é frequentemente descrito como um investidor ativista. Um estilo de investimento no qual ele adquire participações em empresas para influenciar suas decisões e estratégias corporativas, buscando aumentar o valor para os acionistas.

Ele se destacou por suas apostas ousadas e, por vezes, controversas no mercado financeiro, incluindo investimentos significativos e campanhas públicas para reformar ou transformar grandes corporações. Ackman esteve envolvido em casos notórios, como sua longa batalha contra a empresa de suplementos alimentares Herbalife, na qual fez uma aposta de bilhões de dólares apostando na queda das ações da empresa.

Além de seu trabalho como investidor, Ackman é conhecido por seu perfil público ativo, comentando frequentemente sobre economia, mercados e política em redes sociais como o X (antigo Twitter).