Proteste esclarece dúvidas e dá dicas ao consumidor
O pagamento de contas é uma tarefa recorrente na vida consumidores brasileiros. É preciso realizar, ao longo dos meses, gastos para a manutenção dos compromissos, das demandas, e também, dos desejos do dia-a-dia. Tudo isso gera faturas que precisarão ser pagas via boleto.
Para ajudar o consumidor, Mariana Rinaldi, Especialista em Relações Institucionais da PROTESTE esclarece dúvidas sobre o pagamento de contas que geram desconfianças no consumidor no momento do pagamento.
Segundo ela: “O primeiro ponto a ser observado é a leitura da linha do código de barras, com a devida verificação se os últimos dígitos do código correspondem ao valor a ser pago e se os primeiros dígitos são iguais ao código do banco emissor.”
Dados da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) evidenciam que durante o período de pandemia, golpes relacionados a essa via de pagamento cresceram 45% no país. Dessa forma, é necessário redobrar os cuidados e a atenção no momento de recebimento e realização de pagamento desses documentos.
O consumidor deve estar atento às informações descritas em códigos de barra e ter certeza de que os dados existentes se relacionem aos do órgão e/ou instituição a ser beneficiado. Aqui, vale levar para a prática a averiguação a máxima: os golpes estão cada vez mais sofisticados.
Mas, se ainda assim, você realizar o pagamento de um boleto falsificado, é preciso agir rapidamente:
“Ele deve informar o banco onde fez o pagamento sobre a fraude. Considerando que a compensação de boletos leva mais tempo, é possível que o gerente da instituição financeira cancele a transferência caso ela ainda esteja pendente”
explica Mariana.