Notícias

Rally do Biden e da Vacina: Bolsas disparam

Bolsas ao redor do mundo sobem com vitória presidencial do democrata Joe Biden e também após boas notícias sobre vacina. Confira.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Os índices norte-americanos disparam na manhã desta segunda-feira, 09, após resultado da eleição presidencial na tarde de sábado. Dessa forma, o candidato democrata Joe Biden será o novo presidente da maior economia mundial a partir de 20 de janeiro de 2021.

Além disso, o Ibovespa futuro também abre em forte alta. De acordo com a Pfizer e a BioNtech, testes finais da vacina contra o coronavírus tiveram 90% de efetividade. Assim sendo, contribui para um boom nos índices futuros.

Entretanto, nem só de boas notícias boas vive o mercado. As good news ofuscam os dados preocupantes da expansão do coronavírus nos Estados Unidos. Foram mais de 340 mil novos casos registrados entre os dias 4 a 8 de novembro.

Cenário doméstico

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) o Brasil deve perder 3 posições no ranking de maiores economias do mundo.

A projeção foi baseada na redução do PIB brasileiro e também na fortíssima desvalorização do real frente o dólar. Dessa forma, o Brasil cairia da 7º para a 12º posição, sendo ultrapassado por Canadá, Coréia do Sul e Rússia.

O FMI projetou uma queda de 5,8% para o PIB brasileiro em 2020. Entretanto, quando dolarizamos esse valor, chegamos a uma queda percentual de 28,3%.

Além disso, segundo o Relatório Focus do Bacen, os economistas elevaram suas estimativas para o IPCA de 3,02% para 3,20%. Enquanto que a projeção de queda do PIB foi de 4,81% para 4,80%.

Por fim, o Bacen disse que avalia continuamente o funcionamento do mercado de câmbio. Fabio Kanczuk, diretor do BC, afirmou que o banco deve atuar no final do ano em razão do grande fluxo esperado no país devido aos overhedgers dos bancos – mecanismo de proteção contra a variação cambial.

O mercado agora

Na Europa os principais índices disparam. O Euro Stoxx sobe agora +5.04%; o FTSE 100 +4,79%; DAX +5,47; e o CAC 40 +6,57.

Aqui no Brasil, o Ibovespa futuro sobe +3,42%. Já nos Estados Unidos os futuros de índices sobem bem também: S&P 500 sobe +3,50; Dow Jones +5,04%; e Nasdaq sobe tímidos +0,86%.