De acordo com o Google Trends, a estratégia de day-trade (compra e venda de ações no mesmo dia) está mais popular no Brasil do que em qualquer outro lugar no mundo.
A ferramenta do Google mede a popularidade de assuntos pelo volume de buscas feitas. Dessa forma, o Brasil ocupou o primeiro lugar, entre 61 países que mais buscaram “day-trade” no Google.
Durante esse período, o termo foi 17% mais procurado que na Nova Zelândia, segundo país no ranking. Em terceiro lugar aparece os Estados Unidos da América, onde teve três vezes menos buscas que aqui.
Além disso, usando como base os últimos 90, 30 e 7 dias, o Brasil ainda permanece na liderança.
O que não se fala sobre o day trade
O economista Bruno Giovannetti, professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV, afirmou que a febre do day trade é resultado de diversos fatores. De acordo com ele, um dos principais é o surgimento dos famosos cursos de day trader.
Giovannetti falou ao Portal do Bitcoin que as corretoras e influencers descobriram que é possível ganhar dinheiro vendendo esses cursos. Segundo ele, no entanto, as promessas de ganho fácil são falsas.
Além disso, vale destacar que o professor é um dos autores do estudo “É possível viver de day trade em ações?”. De acordo com as pesquisas do estudo, mais de 99% dos day traders no Brasil tiveram prejuízo.
O crescimento de CPFs na Bolsa
O crescimento de quase 82% no número CPFs na B3 desde final de 2019 mostra a crescente popularidade da bolsa de valores.
Entretanto, para o professor da EESP/FGV, o aumento não significa algo positivo. Para ele, as falsas promessas de dinheiro fácil acabaram por sujar o mindset dos novos investidores.
Além disso, destacou que os investimentos em bolsa de valores devem ser para o longo prazo (10,20 e 30 anos).