Notícias

Brasileiros investem mais por meio de aplicativos de banco do que presencialmente

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O investimento a distância ganhou a preferência dos brasileiros. Os aplicativos de bancos se tornaram o principal meio utilizado para se fazer aplicações financeiras, ganhando espaço frente à tradicional ida ao banco, sendo escolhidos por 43% da população em 2022, ante 33% no ano anterior.

Na classe A/B, esse percentual chega a 51%, segundo os dados da 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha.

“A pesquisa trouxe uma mudança significativa de comportamento dos brasileiros, que, mesmo com o fim do isolamento social, passaram a utilizar, principalmente, os aplicativos dos bancos para investir. As pessoas passaram a confiar mais nas ferramentas online, com a percepção de ter os benefícios da agilidade e da facilidade”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Educação da ANBIMA.

Principal meio para realizar investimentos População Classe A/B Classe C Classe D/E
No aplicativo do banco (2022)

No aplicativo do banco (2021)

43%

33%

51%

40%

43%

33%

27%

16%

Pessoalmente no banco (2022)

Pessoalmente no banco (2021)

38%

43%

29%

33%

40%

47%

53%

60%

No site do banco (2022)

No site do banco (2021)

6%

6%

7%

7%

6%

6%

4%

7%

No aplicativo da corretora de investimento (2022)

No aplicativo da corretora de inventimento (2021)

3%

5%

4%

8%

3%

3%

2%

2%

No site da corretora de investimento (2022)

No site da corretora de investimento (2021)

3%

4%

4%

5%

2%

3%

0%

1%

Pelo telefone no banco (2022)

Pelo telefone no banco (2021)

2%

2%

2%

2%

1%

2%

2%

4%

Base: Investidores 2022: 2.154 entrevistas (2 p.p) / Investidores 2021: Total: 1.761

COMPORTAMENTO POR GERAÇÃO

O comportamento é puxado pelos mais jovens. De acordo com o estudo, tanto a geração Z (64%) quanto os millennials (57%) apresentaram percentuais bem acima da média da população na preferência pelo aplicativo do banco para fazer suas aplicações em 2022, como já havia sido observado em 2021. Já a geração X, os boomers e os 76+ têm ainda como escolha principal a ida pessoalmente ao banco.

“Os dados refletem algo muito natural. Mesmo com mais gente conectada e o acesso aos canais digitais mais democrático, os jovens estão a frente quando o assunto é investimento nesse mundo online, seja por acesso mais rápido às informações ou pelo fato de estarem mais familiarizados com esse ambiente”, complementa Billi.

Principal Meio População Geração Z Millennials Geração X Boomers 76+
No aplicativo do banco (2022)

No aplicativo do banco (2021)

43%

33%

64%

54%

57%

44%

34%

26%

13%

12%

10%

Pessoalmente no banco (2022)

Pessoalmente no banco (2021)

38%

43%

15%

15%

24%

32%

48%

52%

70%

71%

59%

81%

No site do banco (2022)

No site do banco (2021)

6%

6%

6%

7%

6%

7%

7%

7%

5%

4%

3%

5%

No aplicativo da corretora de investimento (2022)

No aplicativo da corretora de inventimento (2021)

3%

5%

6%

11%

6%

7%

1%

3%

1%

1%

No site da corretora de investimento (2022)

No site da corretora de investimento (2021)

3%

4%

4%

7%

4%

5%

1%

2%

1%

0%

3%

Pelo telefone no banco (2022)

Pelo telefone no (2021)

2%

2%

2%

3%

1%

1%

2%

3%

2%

2%

5%

Base: Investidores 2022: 2.154 entrevistas (2 p.p) / Investidores 2021: Total: 1.761