Em um comunicado publicado nesta segunda-feira, 24, a exchange Braziliex anunciou o encerramento de suas atividades após quatro anos no mercado de criptomoedas.
Em primeiro lugar, a corretora informou em seu próprio blog: a agenda para realização de saques de criptomoedas, a previsão para o encerramento das negociações e os motivos para essa decisão. Acompanhe os detalhes a seguir.
Índice de conteúdo
Incerteza e mercado desregulado
De acordo com a Braziliex, alguns dos motivos para a decisão envolvem a entrada de novos concorrentes. Mas ao mesmo tempo, a exchange também menciona “as incertezas existentes pela falta de regulamentação” como um dos fatores levados em consideração.
“Avaliamos que o risco de atuar nesse ambiente se torna ainda maior diante da entrada de novos concorrentes, bem como as incertezas existentes pela falta de regulamentação.”
Braziliex, sobre a sua saída.
Segundo o site CriptoFácil, é possível que a corretora possa estar se referindo a Binance, a exchange líder no Brasil, mas não há uma confirmação de fato.
O caso é que, neste ano, a Associação Brasil de Criptoeconomia (ABCripto) denunciou a Binance a reguladores brasileiros por atuar de forma irregular. Nesse sentido, a queixa ocorreu justamente pela sua atuação em áreas ainda não esclarecidas.
Além disso, há a chance da exchange OKEx ainda entrar de forma mais agressiva no mercado nacional. Portanto, o site especializado nessa área pontua: “a competição criada por FTX, Binance e OKEx torna-se realmente acirrada“.
Cronograma de encerramento da Braziliex
Conforme a Braziliex, o seu cronograma para os próximos dias até o seu encerramento oficial é o seguinte:
24/Maio – Segunda
- A princípio, encerramentos dos novos cadastros e depósitos de reais e cripto.
- No saque em reais, em suma, será cobrado apenas a taxa fixa de R$ 9,00;
- Nos saques em cripto, por outro lado, serão cobradas normalmente as taxas de rede.
25/Maio – Terça
- Encerramentos do serviço de gateway.
28/Maio – Sexta
- Encerramento das negociações;
- Além disso, encerramento das APIs públicas e privadas.
18/Junho – Sexta
- Último dia para realização dos saques.
25/Junho – Sexta
- Deslistagem de todas as criptomoedas;
- Por fim, encerramentos das atividades.
“Solicitamos aos nossos clientes que façam o saque o mais breve possível. E havendo qualquer dúvida estamos à disposição no Atendimento Online, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h horas, até o dia 25/06. Ou então pelo Suporte, disponível no rodapé do site [acesse aqui].”
Braziliex, sobre o processo de saque.