O BTG Pactual (BPAC11) acaba de lançar o seu banco digital para varejo, chamado de BTG+. O anúncio foi feito pelo presidente-executivo Roberto Sallouti em uma teleconferência. O banco contará com contas correntes e cartões de crédito com tarifas zero.
A partir de hoje, 14 de setembro, o novo banco da instituição financeira fundado em 1983 pelo atual ministro da economia Paulo Guedes, estará disponível somente para clientes do banco. Entretanto, com planos de ser lançado para todo o mercado até janeiro de 2021.
O Pactual já havia revelado planos para lançar o novo banco de varejo em maio de 2019. A empreitada teria sido atraída por margens elevadas e perspectivas de crescimento em um setor bancário altamente concentrado.
Além disso, Sallouti disse que o segmento de varejo provavelmente será responsável por metade do lucro líquido do banco daqui uns cinco anos. Todavia, não forneceu uma estimativa para o número de clientes.
As units do BTG subiam 2,6% por volta do meio-dia, após o anúncio.
Resultados do segundo semestre
O banco apresentou melhora no patrimônio sob gestão, com uma alta de 36% na comparação com o mesmo período no ano passado.
Todavia, os gastos para gerar receita apresentaram alta nesse período, o que demonstra um aumento no índice de eficiência quando comparado ao segundo trimestre de 2019.
Por fim também vale destacar um menor retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) anualizado.