Se você trabalha em alguma firma, aposto que já recebeu o famoso PL no final do ano, ou somente participações no lucro. Os dividendos partem do mesmo principio, contudo, representam a distribuição do lucro (ou parte dele) aos acionistas de uma empresa.
De acordo com a Lei das S/As de 1976 (Lei nº 6.404), as empresas listadas na Bolsa de Valores que tiverem lucro líquido devem distribuir uma porcentagem dele entre os acionistas.
Neste contexto, o Banco BTG Pactual (BPAC11) anunciou ao mercado os detalhes de pagamento de sua próxima rodada de dividendos! Confira agora mais detalhes!
Os dividendos do BTG
Os investidores estão sempre esperando oportunidades para lucrar um pouco mais com suas ações e assim como os Dividendos, os Juros sobre Capital Próprio são uma forma de distribuição de lucro bastante comum entre algumas empresas de capital aberto. A empresa distribui parte de seu lucro, que incide em uma tributação menor para a companhia que irá pagar menos impostos.
Portanto, a principal diferença entre os dois termos, é exclusivamente contábil: o pagamento de JCP é tratado como despesa no resultado da empresa, enquanto o dividendo não.
Assim, o BTG anunciou o pagamento de dividendos na forma de JCP no dia 15 de fevereiro.
O valor líquido por ação ordinária ou preferencial referente aos juros sobre capital próprio é de R$ 0,041738658. Já o valor líquido por unit BPAC11 é de R$ 0,125215974.
O pagamento tem como base acionária o dia 05 de janeiro de 2022.