Em uma apresentação de resultados da Tesla (TSLA34) na semana passada, Elon Musk não economizou elogios à competitividade das fabricantes chinesas de carros elétricos, sem mencionar barreiras tarifárias. A BYD, sua maior rival na corrida pelos mercados de veículos elétricos, superou a Tesla em vendas no último trimestre de 2023.
O Musk, agora mais protecionista e humilde, contrasta com o Musk de 2011, que subestimava a BYD. Hoje ele reconhece que a empresa chinesa se tornou uma forte concorrente.
O desenvolvimento tecnológico da BYD, impulsionado pelo apoio de Pequim à transição para veículos elétricos, a colocou no topo do mercado. A Tesla ainda liderou as vendas de automóveis elétricos em 2023, mas Musk prevê uma desaceleração em 2024 devido às condições econômicas desafiadoras e à concorrência crescente.
Enquanto a BYD vendeu 1,57 milhão de elétricos em 2023 (abaixo da Tesla), seu crescimento impressionante de 73% a coloca no caminho para superar a concorrência. Além disso, ela introduziu 1,44 milhão de híbridos, enquanto a Tesla foca em carros totalmente elétricos.
BYD lidera vendas globais
Com mais de 3 milhões de veículos elétricos e híbridos produzidos, a BYD lidera as vendas globais de veículos de nova geração pelo segundo ano consecutivo, exportando para 70 países.
A empresa, com sede em Shenzhen, possui cerca de 60% de seu capital em mãos de investidores dos EUA, com a Berkshire Hathaway como o maior deles, detentora de 8% do total.
Com o mercado local saturado, a BYD busca expandir para os principais mercados globais, preocupando os fabricantes locais. Devido à sua presença crescente no continente, foi iniciada uma investigação sobre os subsídios chineses aos carros elétricos na Europa.
A tarifa de importação nos EUA de 27,5% protege o mercado americano da investida chinesa, enquanto na Europa a tarifa é de 10%, favorecendo os importados. A BYD está planejando estabelecer fábricas em mercados estratégicos, incluindo Hungria e México.
BYD ganha destaque no Brasil
No Brasil, a BYD ganhou destaque em 2023, vendendo mais carros elétricos do que todas as outras marcas juntas. O governo brasileiro está aumentando gradualmente as tarifas para híbridos e elétricos, o que pode acelerar os planos da BYD de montar modelos no país, incluindo a possível instalação de uma fábrica em Camaçari, na Bahia.
A BYD já conquistou o apoio da primeira-dama Janja. Ela elogia os veículos elétricos como uma alternativa de energia limpa para o Brasil.
Em guerra com BYD, Tesla anuncia carro elétrico “barato”
A Tesla (TSLA34) planeja lançar um novo modelo acessível, conhecido como “Redwood”, por volta do próximo ano. De acordo com a Reuters, a montadora de veículos elétricos mira no preço inicial de cerca de US$ 25 mil dólares para o Redwood, possível nome do carro. A notícia impulsionou as ações da Tesla no pré-mercado norte-americano.
Caso a empresa consiga manter esse valor, o Redwood se tornaria o veículo mais econômico oferecido pela empresa. Atualmente a Tesla oferece o Model 3 como sua opção de entrada, com um preço inicial de US$ 39 mil dólares nos Estados Unidos.
O Redwood é esperado como um modelo crossover, combinando elementos de carros de passeio e SUVs. Desde 2006, Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, tem alimentado rumores sobre a criação de um carro mais acessível. Em 2020, ele chegou a afirmar que a empresa teria um veículo totalmente autônomo por US$ 25 mil dólares até 2023.
Quanto vale um carro da Tesla no Brasil?
Ao contrário do que acontece no exterior, a Tesla não tem um grande volume de vendas no Brasil. Isso acontece principalmente por conta dos preços elevados. Isso por que se trata de um modelo importado sob demanda.
Os preços variam de acordo com modelos e versões. No entanto, logo de saída, esses carros estão na faixa de meio milhão de reais. Modelos considerados de ponta, como o Tesla Model S Plaid, ultrapassam a marca de R$ 1 milhão de reais.