Notícias

C6 Bank é multado pelo Procon por prática abusiva

O Procon-SP informou que o C6 Bank Consignado S/A foi multado em mais de R$ 7 milhões por prática abusiva e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor. Acompanhe os detalhes.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O Procon de São Paulo informou que o C6 Bank Consignado S/A foi multado em mais de R$ 7 milhões por prática abusiva e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com a publicação do Procon-SP, realizada nessa quinta-feira (21), a penalidade veio em decorrência de reclamações por consumidores em todo o estado.

Nesse sentido, as queixas envolvem empréstimos consignados não solicitados, com desconto das parcelas nas contas destinadas ao recebimento de benefícios de aposentadoria e pensão do INSS.

“Os consumidores não solicitaram nem autorizaram esses empréstimos e, ao procurarem o C6, não conseguiram resolver a situação”.

Procon-SP via comunicado.

Sendo assim, o Procon-SP identificou infrações nas práticas do banco que, por sua vez, acarretaram na multa.

Infrações do C6 Bank, segundo o Procon

Considerando a situação, o Procon-SP menciona quatro fatores para justificar a sua decisão contra o C6 Bank.

Em primeiro lugar, o órgão cita como prática abusiva o ato de conceder empréstimo sem solicitação, bem como fazer o desconto das respectivas parcelas. Além disso, ele também destaca a idade dos consumidores e o fato de serem titulares de aposentadoria e pensão.

“A empresa aproveitou-se da idade e do fato dos consumidores serem titulares de aposentadoria e pensão, usou os dados das pessoas sem o devido consentimento e transferiu aos consumidores o ônus de comprovar que os contratos não eram válidos”.

Procon-SP via comunicado.

Ademais, o Procon-SP informou que o banco não prestou explicações quando houve solicitação pela equipe de fiscalização do órgão, gerando outra infração.

Vale dizer que, embora o C6 Bank tenha sido multado pelo Procon, ele ainda possui o direito de defesa no processo administrativo que irá ocorrer.

Por fim, o Guia do Investidor abordou o início desse caso, quando o C6 Bank recebeu uma medida pelo Senacon. Caso queira saber mais informações, então confira a matéria acessando aqui.