Quem entende o mínimo de economia sabe que a caderneta de poupança não é a maneira mais inteligente para guardar seu dinheiro se você busca por rentabilidade. Para isso, nos últimos anos, o mercado de investimentos vem ganhando cada vez mais diversidade e se to
rnando mais popular para diferentes tipos de investimentos e para todos os perfis de investidores.
Segundo a casa de análise Spiti, os brasileiros guardam cerca de R$ 218 bilhões em fundos de rentabilidade menores que a poupança. Isso porque, muitos brasileiros não sabem o caminho certo para investir e acabam deixando seu capital parado, perdendo a oportunidade de obter bons ganhos.
De maneira geral, os investimentos são divididos em dois grandes grupos: investimentos de renda fixa e variável. Os investimentos de renda fixa costumam ser menos arriscados e possuem prazos mais curtos de retorno – como Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA. Já os de renda variável são mais instáveis, não têm previsão nem garantida de retorno, o que aumenta risco, mas por outro lado, oferecem chances de retornos financeiros bem maiores.
E se o seu perfil de investimento for o de alto risco, o chamado venture capital, Amure Pinho, fundador do Investidores. vc e investidor anjo há mais de 10 anos no mercado de startups, preparou algumas dicas para você diversificar seus investimentos e apostar no mercado das startups:
DESCUBRA SEU OBJETIVO
Todo investimento possui seus prós e contras. O investimento na Bolsa de Valores permite liquidez, ou seja, se algo não estiver bom, há a possibilidade de vender e liquidar parte do investimento. Já no investimento-anjo, por exemplo, o retorno é o contrário: a liquidez é menor e o tempo do rendimento pode ser maior, tornando uma movimentação mais arriscada, mas com a vantagem de ter um rendimento proporcional ao risco. Por isso, para construir sua tese de investimentos, vale levar em conta fatores como: seus objetivos com o investimento, capital disponível, disponibilidade ao risco, etc.
Se você tem a partir de R$1 milhão disponível para investimento de alto risco, o investimento anjo em startups é uma modalidade recomendada para diversificação.
DÊ UMA CHANCE AO INVESTIMENTO ANJO
Ainda que de alto risco e baixa liquidez, o investimento anjo pode trazer alta rentabilidade, especialmente se comparado a outros investimentos. Como as empresas investidas estão em estágio inicial, possuem um grande potencial de valorização. E além do capital, o investidor anjo participa diretamente no crescimento do negócio, o chamado smart money.
Só para se ter uma ideia, o venture capital (ou capital de risco) bateu recorde no último ano. Foram 9,43 bilhões de dólares investidos em startups brasileiras, e cerca de U$S 9,5 milhões saíram apenas de investimentos-anjo, segundo o levantamento da plataforma de inovação Distrito.
E esse cenário só tende a continuar em crescimento, trazendo um alto impacto para todo o ecossistema: o investimento anjo contribui para o crescimento de startups de sucesso, fortalece o mercado empreendedor e atrai outros players do mercado para a possibilidade de investir em startups.
INVISTA EM STARTUPS DIFERENTES
No estágio anjo, recomenda-se, inclusive, que o investimento total não seja alocado em uma única startup, mas sim diluído em um portfólio entre 3 e 5 startups por ano. Dessa forma, os riscos são reduzidos e o investidor pode conhecer diferentes tipos de empresas e conectar-se com o que tiver mais afinidade, de acordo com sua tese de investimento.
ESTUDE
Entrar no mercado de investimentos não é uma tarefa muito simples, é preciso ter, pelo menos, conhecimento básico sobre o setor, especialmente quando falamos do ecossistema de startups. Por isso, recomendo que quem está começando a investir em startups, procure por educação e uma rede de investidores para ter mais segurança e sucesso, como o Investidores.vc, para entender que tipo de investidor você é e ter mais chances de sucesso.
INVISTA COM PROPÓSITO
O investidor anjo, mais do que só alocar capital, tem um papel de fomentar o desenvolvimento do negócio, seja com sua expertise, através de conexões e mentorias, ou até mesmo aquele apoio emocional e psicológico, vindo de alguém mais preparado e que possivelmente já vivenciou isso. Essa é uma relação de confiança, pois como anjo apostamos em um negócio ainda em validação e o acompanhamos durante a trajetória até o sonhado exit.