
- BYD processa CEO da Tank, braço off-road da GWM, por violação online
- As autoridades não conseguem localizar Chang Yao desde julho e podem julgá-lo à revelia.
- Caso ameaça a reputação e a estabilidade da GWM no mercado automotivo
Pequim vive um mistério corporativo com implicações de peso para o setor automotivo. A BYD, gigante chinesa de carros elétricos, entrou com uma ação contra Chang Yao, CEO da Tank, divisão off-road da rival Great Wall Motor (GWM).
O problema é que o executivo está desaparecido há mais de dois meses. Sem respostas nas redes sociais desde junho e sem qualquer aparição pública desde julho, Yao corre o risco de ter sua defesa ignorada pelo tribunal.
O processo judicial
A ação foi registrada no Tribunal da Internet de Pequim e envolve responsabilidade por violação online, segundo informações da People’s Court Announcement Network.
Nesse sentido, com a ausência do executivo, a Corte emitiu uma citação por edital, mecanismo usado quando o réu não pode ser encontrado.
Desse modo, caso Chang Yao não se apresente em até 30 dias, o processo seguirá normalmente, sem sua participação.
O desaparecimento de Chang Yao
O sumiço coincide com a campanha anticorrupção que atinge a Great Wall Motor.
Além disso, apesar da coincidência de datas, até agora não há ligação oficial entre o caso do CEO da Tank e as investigações internas da companhia.
Portanto, Chang Yao deixou de atualizar redes sociais no fim de junho e desapareceu totalmente do radar corporativo em julho.
Impactos na GWM e no setor
A Tank é um braço estratégico da GWM, com foco em veículos off-road como os modelos 300, 400, 500 e 700.
Ademais, entre janeiro e agosto de 2025, as vendas chegaram a 143.700 unidades, queda de 4,88% em relação ao mesmo período de 2024.
Por fim, a ausência do CEO e o processo da BYD adicionam mais incerteza ao desempenho da marca em um mercado já altamente competitivo.