A China anunciou de maneira oficial importante comunicado. Isto é, o país anunciou a suspensão por uma semana das importações de três frigoríficos brasileiros de carne bovina. Ou seja, são eles a JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Naturafrig.
Desse modo, de acordo com o comunicado, os técnicos identificaram a presença de um elemento considerado suspeito. Isto é, o ácido nucleico do novo coronavírus na embalagem externa de quatro lotes de produtos congelados dessas empresas enviados para a China.
Porém, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o coronavírus não consegue ser transmitido por meio dos alimentos. Nesse sentido, o vírus só sobrevive e se multiplica em um animal vivo ou em seres humanos.
Diante disso, a decisão afeta o frigorífico da JBS em Barra do Garças, no Mato Grosso. Além disso, afeta também as unidades da Marfrig em Várzea Grande, no Mato Grosso, e Promissão, em São Paulo, e o frigorífico da Naturafrig em Pirapozinho, também no Estado de São Paulo.
Sendo assim, na semana passada, a China suspendeu as importações de duas unidades brasileiras de carne bovina e uma produtora de aves, também por uma semana, a partir de 8 de abril.
Portanto, essa proibição envolveu unidades de carne bovina da JBS em Goiás e da Marfrig no Mato Grosso e uma unidade de frango em São Paulo de propriedade da Zanchetta.