Notícias

Com dólar em queda, cartão de débito internacional é opção para evitar IOF alto em compras estrangeiras?

Para quem faz compras internacionais, já existem opções de cartão de débito em dólares para brasileiros. Saiba os detalhes.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Com o dólar registrando uma queda de 6% em relação ao real em 2022, cartões internacionais de débito são boas opções para fazer comprar nos Estados Unidos ou em sites de lojas estrangeiras. Com o cartão, também é possível evitar o alto valor do IOF, de 6,38%.

A Passfolio — corretora de investimentos que viabiliza o investimento na bolsa americana por meio da Passfolio Securities e em criptomoedas com a Passfolio Financial na mesma plataforma — oferece os serviços de conta bancária americana e cartão internacional em dólares para brasileiros.

A conta corrente digital e o cartão de débito não possuem período mínimo de detenção, taxas de abertura, emissão ou manutenção e nem análise de crédito. Para depositar fundos em reais na conta, a taxa de câmbio é de 1,45% e imposto é de 1,1%, bem abaixo da taxa de 6,38%.

Os clientes podem adicionar fundos à carteira do banco por depósitos ACH, WIRE, TED e PIX ou transferência de carteiras de criptomoedas e ações. 

“Foram vários meses de valorização do dólar frente ao real. Agora, com o movimento contrário, os brasileiros têm uma boa oportunidade de fazer suas compras em dólares evitando altas alíquotas de impostos”, diz David Gobaud, fundador da Passfolio.

A conta bancária é assegurada por instituições dos EUA. Os serviços são fornecidos por uma parceria com a Synapse e seu parceiro bancário Evolve Bank & Trust.

O Evolve Bank é um membro do FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), que protege os patrimônios dos seus clientes em até US$ 250 mil por depositante.