Notícias

Com dólar em queda, cartão de débito internacional é opção para evitar IOF alto em compras estrangeiras?

Para quem faz compras internacionais, já existem opções de cartão de débito em dólares para brasileiros. Saiba os detalhes.

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

Com o dólar registrando uma queda de 6% em relação ao real em 2022, cartões internacionais de débito são boas opções para fazer comprar nos Estados Unidos ou em sites de lojas estrangeiras. Com o cartão, também é possível evitar o alto valor do IOF, de 6,38%.

A Passfolio — corretora de investimentos que viabiliza o investimento na bolsa americana por meio da Passfolio Securities e em criptomoedas com a Passfolio Financial na mesma plataforma — oferece os serviços de conta bancária americana e cartão internacional em dólares para brasileiros.

A conta corrente digital e o cartão de débito não possuem período mínimo de detenção, taxas de abertura, emissão ou manutenção e nem análise de crédito. Para depositar fundos em reais na conta, a taxa de câmbio é de 1,45% e imposto é de 1,1%, bem abaixo da taxa de 6,38%.

Os clientes podem adicionar fundos à carteira do banco por depósitos ACH, WIRE, TED e PIX ou transferência de carteiras de criptomoedas e ações. 

“Foram vários meses de valorização do dólar frente ao real. Agora, com o movimento contrário, os brasileiros têm uma boa oportunidade de fazer suas compras em dólares evitando altas alíquotas de impostos”, diz David Gobaud, fundador da Passfolio.

A conta bancária é assegurada por instituições dos EUA. Os serviços são fornecidos por uma parceria com a Synapse e seu parceiro bancário Evolve Bank & Trust.

O Evolve Bank é um membro do FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), que protege os patrimônios dos seus clientes em até US$ 250 mil por depositante.

Victor Rodrigues

Formado em Economia pela PUC SP e interessado sobre o universo de finanças, tecnologia e marketing.

Formado em Economia pela PUC SP e interessado sobre o universo de finanças, tecnologia e marketing.