Empresas estrangeiras

Com parceria estratégica, banco Inter aposta no mercado argentino

O Banco Inter anunciou a expansão de sua conta global para a Argentina, marcando um novo passo na sua estratégia de crescimento internacional.

Com parceria estratégica, banco Inter aposta no mercado argentino
  • O Inter levará sua conta global para a Argentina em parceria com o Grupo Bind
  • Banco mira nômades digitais e investidores que movimentam dinheiro no exterior
  • Argentina é o primeiro passo para novas expansões internacionais do Inter

O Banco Inter anunciou a expansão de sua conta global para a Argentina, marcando um novo passo na sua estratégia de crescimento internacional. A operação será viabilizada por meio de uma parceria com o Grupo Bind, permitindo que clientes argentinos invistam no exterior, utilizem cartões de crédito internacionais e recebam pagamentos em dólar.

A iniciativa busca atender, especialmente, nômades digitais e profissionais que prestam serviços para empresas estrangeiras.

Inter mira o público argentino

Com 36 milhões de clientes e já consolidado nos Estados Unidos desde 2021, o Inter vê na Argentina um mercado promissor. O CEO do banco, João Vitor Menin, destacou que a escolha do país foi motivada pelo intenso fluxo de pessoas entre Argentina e EUA.

“É um mercado grande, com quase 45 milhões de pessoas. A expectativa é que se torne um negócio muito relevante para nossa conta global”, afirmou Menin ao jornal Valor Econômico.

A iniciativa se insere em uma estratégia maior de internacionalização, na qual a Argentina representa a fase inicial de uma possível expansão para outros países da América Latina.

Foco na regulamentação e experiência prévia nos EUA

O banco agora trabalha para obter todas as aprovações necessárias dos órgãos reguladores argentinos. Segundo o vice-presidente financeiro do Inter, Santiago Stel, a empresa mantém um forte foco no mercado brasileiro e nos latinos que vivem nos EUA, mas já conta com a estrutura necessária para ampliar sua presença em outros países.

Menin reforçou que a decisão de entrar na Argentina não está ligada diretamente ao governo do presidente Javier Milei. Para ele, o fator determinante foi o comportamento dos argentinos, que já possuem o hábito de enviar dinheiro para o exterior devido à volatilidade da economia local.

Além disso, um grande número de trabalhadores autônomos no país presta serviços para empresas estrangeiras e precisa de soluções bancárias que facilitem transações em dólar. A falta de concorrência nesse segmento também reforçou a decisão do Inter de investir no país.

Argentina como piloto para expansão global

A experiência no mercado argentino pode servir como um projeto piloto para futuras expansões do banco digital em outras regiões, incluindo mercados fora da América Latina. O Inter já enfrentou desafios ao estabelecer sua operação nos EUA e acredita que essa experiência será essencial para o sucesso da iniciativa.

“Já amassamos muito barro nos EUA, agora é hora de plugar a operação”, disse Menin em entrevista ao NeoFeed.

Com a ampliação da conta global, o Banco Inter fortalece sua presença internacional. E, portanto, aposta na Argentina como o primeiro passo de uma trajetória de crescimento que pode levá-lo a novos mercados ao redor do mundo.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz
Estudante de Jornalismo, apaixonada por redação e escrita! Tenho experiência na área educacional (alfabetização e letramento) e na área comercial/administrativ