
O principal indicador do mercado abriu suas operações em queda nesta segunda-feira em meio a muito desconfiança. A B3 suspendeu negociações das ações da Petrobras (PETR4) em razão da demissão do presidente da empresa comunicada à CVM. Os papéis voltarão com um leilão de cinco minutos, informou a operadora da Bolsa.
A suspensão aconteceu na abertura do pregão, após a estatal informar que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da estatal, após dois meses no comando.
Segundo a companhia, a nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração a partir de agora.
A mudança na estatal acontece após forte pressão do governo Bolsonaro, por conta da política de preços da companhia.
O Ibovespa reverteu alta da abertura na continuidade do imbróglio com a Petrobras, após notícia de que José Mauro Coelho pediu para deixar a presidência da estatal em meio à pressão do governo.
Coelho tomou posse em 14/4, indicado por Bolsonaro, que o demitiu em 23/5. Os ataques à petroleira por parte do governo e Congresso se intensificaram após o anúncio de reajuste nos combustíveis na sexta-feira. Lira ameaçou dobrar a CSLL da empresa e implantar o imposto de exportação, e anunciou que acertou com Bolsonaro a criação de uma CPI. Uma reunião de líderes partidários discute o tema nesta tarde.
Petrobras reduz perdas pouco depois de sair de leilão: papel ON (PETR3) -2,07% (R$ 29,31) e PN (PETR4) -2,05% (R$ 26,76)