Considerado por muitos, uma das melhores profissões do setor financeiro, o agente autônomo de investimentos pode fazer muito dinheiro através de uma rotina equilibrada. Se você busca conhecer mais sobre como funciona a atividade e a rotina do agente autônomo de investimento, acompanhe o artigo.
Índice de conteúdo
Como é a profissão de AAI?
O agente autônomo de investimento, ou assessor de investimentos, é o profissional que vai fazer a intermediação entre o investidor e a bolsa de valores, ou o mercado de balcão.
Além disso, o agente autônomo pode lhe ajudar com outros investimentos, como os produtos de renda fixa e fundos de investimentos.
Ao abrir uma conta em uma corretora de valores mobiliários, o profissional que será responsável por sua conta e vai lhe auxiliar é um agente autônomo de investimentos. De forma comparativa, o assessor de investimentos funciona de forma similar a um gerente de conta de um banco.
Vale destacar que para se tornar um agente autônomo o profissional precisa conquistar a certificação AAI da ANCORD (Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).
Somente com a certificação será possível desempenhar a função de agente autônomo de investimentos.
Como é o dia a dia do AAI?
A rotina de um AAI vai depender muito de profissional para profissional. Em suma, praticamente todas as corretoras trabalham com uma remuneração base bem baixa. Ou seja, o salário do agente autônomo de investimentos ligado à corretora é baixo, uma vez que os verdadeiros ganhos são conquistados com a comissão conquistada por meio da carteira de clientes.
Em outras palavras, aquele profissional que quer ganhar dinheiro como AAI deverá focar sua rotina no atendimento dos clientes e na prospecção de mais.
Como existem inúmeras corretoras em diversas cidades, o agente autônomo pode contar com ambiente para atendimento de seus clientes, ou até mesmo, fazer visitas aos mesmos. Além disso, ainda há possibilidade de atendimento remoto, para clientes que estão mais longe ou que preferem de tal forma.
Depois com uma carteira de clientes robusta, o AAI pode focar suas atenções em novos negócios ou nos estudos para conseguir entregar um serviço ainda melhor.
Onde o AAI pode trabalhar?
As corretoras de valores mobiliários são os principais contratantes de AAI. Hoje existem algumas corretoras que se destacam no mercado, como no caso da XP Investimentos e do BTG Pactual. Outras instituições vêm ganhando mercado, como o Banco Safra.
Todas essas corretoras e instituições financeiras possuem diversos escritórios espalhados pelo Brasil, assim, o AAI tem um ambiente para trabalhar e atender seus clientes.
Como funciona a remuneração do AAI?
Para trabalhar como AAI, o profissional precisa estar vinculado a uma corretora. Considerando o modelo de negócio atual, onde a corretora contrata o AAI, o salário base normalmente é baixo e a grande parte da remuneração vem das comissões oriundas dos clientes.
Ou seja, quando o cliente compra ações, títulos de renda fixa, papéis públicos, fundos imobiliários e demais ativos, as comissões dessas operações são pagas ao AAI.
Portanto, quanto mais clientes, mais chances de conseguir uma boa remuneração. Segundo estimativas, a média do salário de um agente autônomo no Brasil ronda a casa dos R$ 3.500,00 ao mês. Sendo que existem AAI que conseguem ganhos mensais acima dos R$ 10.000,00. Tudo vai depender da dedicação e dos resultados conquistados.