Hoje, o bitcoin é o maior criptoativo em valor de mercado.
Com um nível jamais visto desde Novembro de 2021, a alta recente do bitcoin atraiu olhares para o universo dos criptoativos. Formado por um único código, ou seja, é como se fosse um pedaço do todo que forma a rede blockchain, por onde as transações com a criptomoeda são realizadas. Esse pedaço de código pode ser encontrado em rede, mas para transacioná-lo é necessário de uma chave, também única e nunca repetida, formada por uma sequência de números e de letras minúsculas e maiúsculas.
Por isso, para garantir a sua segurança é necessário saber quais são as melhores carteiras de Bitcoin para armazenar esses ativos digitais e evitar roubos por hackers.
Hoje, existem diversas maneiras para guardar os bitcoins. Uma delas e já usada por diversos investidores é a “Cold Wallet” , que é um tipo de carteira de armazenamento que faz operações offline, mantendo as chaves privadas e desconectadas da internet. Porém, essa carteira pode não ser uma boa opção para quem faz transações com criptos de forma constante.
Uma segunda possibilidade para garantir sua segurança é uso “E-Wallets‘, que consistem em hardwares, bem parecidos com um pendrive. De diferentes marcas e preços, esses equipamentos servem como cofres digitais e não são conectados à internet, assim, suavizando a atuação de hackers.
A terceira e última opção é chamamos a de “Hot wallets“, que são carteiras quentes. Diferentemente das outras opções, esta possui conexão à internet. Entre suas vantagens, ela oferece praticidade para quem faz operações com criptomoedas no dia a dia. Todavia, por se conectarem à internet, estão mais sujeitas à invasão hacker. Alguns modelos dispõem de tecnologias de segurança, como biometria e autenticação por dois fatores, para dar acesso ao portfólio.
Embora o armazenamento terceirizado seja visto como uma boa opção, isso dependerá dos investidores e de confiança. Pois você estará entregando suas chaves privadas para outro e ele poderá tomar posse dos códigos e o poder para, a qualquer momento, se apropriar dos seus recursos.