Notícias

Como participar de uma IPO no exterior?

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

IPOs no exterior, este ano, prometem dar a oportunidade de investir em grandes empresas como Uber, Pinterest e Airbnb.

As Ofertas Públicas Iniciais (IPO) no exterior, já estão sendo anunciadas desde meados de 2018. Sendo assim leia este artigo e descubra como não ficar de fora deste evento financeiro.

Como participar de uma IPO

A IPO no exterior ou no Brasil, é feita em duas ocasiões: uma delas é para lançar uma empresa no mercado de ações. E na segunda para dispor um novo lote de ações, mas de uma empresa já listada na Bolsa.

Antes de adquirir as ações o investidor pode ofertar um lance pré-lançamento. Se esse lance for menor do que o valor final definido pelo pregão, ele fica fora da negociação.

No entanto, se o lance for maior do que o preço final da ação, será o preço pelo qual você vai adquirir o ativo. Este tipo de negócio visa gerar lucro para o investidor, pois ele pode lucrar com a valorização no ato de lançamento.

As ações também podem ser compradas no mercado à vista, para investimentos a longo prazo. Isto é sem a intenção de lucro imediato.

Como investir no exterior

Se você já investe no mercado de ações no Brasil, não vai ver muita diferença no processo de cadastro. Basta abrir uma conta em uma corretora no país onde pretende investir, e preencher os formulários solicitados.

Após a confirmação você poderá dispor da lista de opções para a compra de ações em IPO no exterior. O funcionamento deste tipo de operação no exterior, é idêntico ao praticado na Bolsa de Valores daqui.

Uma vantagem de investir no exterior é que não tem só uma Bolsa de Valores. Nos Estados Unidos por exemplo tem a Nasdaq e a NYSE, elas competem entre si e isso diminui os custos das operações.

Nasdaq ou NYSE?

A IPO Uber e IPO Pinterest, grandes startups de aplicativos, optaram pela NYSE e na segunda semana de abril. Isso porque a IPO do Facebook foi afetada negativamente, por falhas no funcionamento do sistema da Nasdaq.

A Nasdaq ficou com a IPO Lyft, empresa do ramo de aplicativos para transporte. Assim o valor da empresa é de 20 bilhões de dólares e sua IPO foi em março.