A restituição do Imposto de Renda 2023 será iniciada nesta semana, a partir do dia 31 de maio, e a Receita Federal também já abriu a consulta aos valores. Neste ano, o valor das restituições totaliza R$ 7,5 bilhões, o que representa o maior pagamento em um lote de restituição do IR.
O primeiro lote contemplará 4,1 milhões de contribuintes, divididos em: idosos acima de 80 anos (246.013 mil pessoas); entre 60 e 79 anos (2.464.031 milhões); pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave (163.859 mil) e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (1.052.002). Além disso, 204.020 contribuintes que não têm prioridade legal, mas utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix também estão incluídos neste lote.
Para o especialista Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, a restituição do Imposto de Renda 2023 retido na fonte pode aliviar um pouco a vida financeira de muita gente e, para quem está no vermelho, o pagamento de contas deve ser prioridade.
“As dívidas podem acumular juros altos e se transformarem em uma bola de neve. Antes disso acontecer, o consumidor deve se organizar financeiramente e entender quais são as mais urgentes, utilizando assim o dinheiro restituído para amenizar as contas”, explica Lamounier.
Para aqueles que estão com as contas em dia, o especialista aponta que a reserva de emergência é uma boa alternativa. Neste caso, é importante um bom planejamento financeiro:
“Identificar os pontos de melhoria e traçar os objetivos é o básico para o planejamento, assim a pessoa estará preparada para longos períodos e evitará endividamentos”.
Além disso, Lamounier ressalta que o contribuinte pode fazer investimentos. “É importante estudar o mercado financeiro e entender qual é a melhor solução para o dinheiro. Ele pode investir na renda fixa ou na renda variável, sempre de acordo com a sua necessidade”, explica.
Os próximos pagamentos acontecerão em quatro lotes, com as seguintes datas:
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Os valores da restituição estão disponíveis no site da Receita Federal. Para consultar o saldo disponível, o contribuinte deverá selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, depois, clicar em “Consultar Restituição”.