
A Copa do Mundo está chegando e, como todas as edições, a expectativa da alta nas vendas de TV’s aumenta no setor varejista. No entanto, Gustavo Almeida, CEO da Traders Insights, afirma que não consegue enxergar um aumento de gastos no setor varejistas este ano.
O CEO participou da programação ao vivo da BM&C News e avaliou o cenário para as varejistas durante o período da Copa. Segundo ele, diferente dos anos anteriores, as vendas de TV’s não deve impulsionar o setor varejista durante as competições no Qatar.
“Existe uma narrativa de que antes da Copa do Mundo as pessoas trocam de televisão, mas a gente já teve esse movimento no período da pandemia, quando as pessoas ficaram mais em casa.”
Explicou Almeida.
Ademais, Almeida destacou, também, que o cenário eleitoral poderia impulsionar o consumo, aumentando as expectativas no setor varejista. No entanto, o resultado foi diferente das pesquisas, o que fez com que o mercado entrasse em processo de ajuste no setor.
Vendas no varejo crescem 0,3% em setembro, diz ICVA
As vendas no Varejo em setembro de 2022 cresceram 0,3%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 13,0%.
Os efeitos de calendário beneficiaram o resultado. Isso ocorreu porque houve uma sexta-feira a mais, dia em que as vendas costumam ser mais intensas, e uma quarta-feira a menos, data em que o comércio está menos aquecido, que em setembro de 2021. Além disso, o feriado da Independência caiu numa quarta-feira neste ano.
No ano passado havia caído numa terça-feira, um feriadão, com menos movimentação do comércio. Sem considerar esses efeitos, o Varejo apresentou crescimento nominal de 12,5%. Na comparação deflacionada, houve retração nas vendas foi de 0,2%.