Notícias

Cosan (CSAN3) divulga avanços na agenda ESG por meio de seu Relatório de Sustentabilidade

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Cosan (CSAN3), um dos maiores grupos empresariais do Brasil, divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2021, que traz as principais informações relacionadas aos aspectos econômicos, sociais, ambientais e de governança da companhia.

A publicação é aberta para todos os públicos interessados em um olhar mais aprofundado sobre a atuação da Cosan e o avanço na sua jornada em contribuir diretamente, por meio de seus negócios, projetos e parcerias, para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Estamos mais uma vez entusiasmados em compartilhar nossas iniciativas. Esse relatório é uma das mais importantes ferramentas de transparência, em que reafirmamos nossos compromissos e compartilhamos nossa trajetória na promoção da sustentabilidade em todas as nossas operações”, afirma Marina Carlini, executiva de ESG e Comunicação Externa da Cosan.

Dentre os destaques do relatório, além da performance e resultados dos negócios do portfólio, está a criação do Comitê de Estratégia e Sustentabilidade.

Este comitê estatutário é mais um importante passo que estamos dando para fortalecer a governança sobre o tema e orientar as tomadas de decisão de todo grupo”, ressalta Marina.

O documento destaca também a manutenção da Cosan no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE), em 2022 – pelo segundo ano consecutivo; e no Bloomberg Gender Equality Index (GEI), que reconhece empresas comprometidas em divulgar seus esforços para apoiar a igualdade de gênero por meio do desenvolvimento de políticas, representação e transparência.

Em sua agenda de mudanças climáticas, todas as empresas da Cosan são continuamente engajadas a adotar as melhores práticas do mercado.

O ano de 2021 foi o primeiro em que todos os negócios do grupo responderam ao questionário de mudanças climáticas do CDP (Carbon Disclosure Project), principal plataforma e ranking global sobre gestão do tema, com evolução nas notas.

Ao longo do nosso relatório apresentamos os impactos positivos econômicos, sociais e ambientais do nosso portfólio unificado, que gera e compartilha valor em sua cadeia e ao redor dela”, finaliza a executiva.

Com auditoria externa da Ernst & Young Auditores Independentes, o Relatório de Sustentabilidade da Cosan segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e está de acordo com as recomendações da Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), força-tarefa relacionada à mitigação de riscos das mudanças climáticas.

Pelo segundo ciclo, a companhia também apresentou sua evolução rumo às metas e aos compromissos com o desenvolvimento sustentável, que publica desde 2019, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — da Organização das Nações Unidas (ONU); e aos princípios do Pacto Global — do qual se tornou signatária em 2020.

Sair da versão mobile