Pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro mostra que 35% do público feminino tinha uma aplicação financeira em 2023, contra 33% em 2022 e 28% em 2021. Principal destino para o dinheiro é a compra da casa própria (34%).
A sétima edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha, mostra que, pelo segundo ano consecutivo, o número de mulheres investidoras cresceu no país. Em 2023, 35% das entrevistadas declararam aplicar em algum produto financeiro ante percentuais de 33% em 2022 e de 28% em 2021. Mesmo com a alta, o público feminino ainda é menor do que o masculino, que manteve o índice do ano anterior (40%).
Em média, as mulheres investidoras estão na faixa dos 44 anos, fazem parte da classe C (50%), possuem o Ensino Médio (42%) e residem na região Sudeste (52%). “É muito importante e positivo para a sociedade o interesse das mulheres pelos produtos financeiros. Além da proteção dos recursos e da possibilidade de aumentar a renda, investir pode proporcionar autonomia e independência”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA. “Do lado do mercado, são fundamentais os esforços em educação financeira, assim como o olhar mais atento a esse público, compreendendo melhor suas necessidades e seus objetivos”, completa.
População total
Mulheres
Homens
Investidores(as) 2023
Investidores(as) 2022
Investidores(as) 2021
37%
36%
31%
35%
33%
28%
40%
40%
34%
Não Investidores(as)
Não Investidores(as) 2022
Não Investidores(as) 2021
63%
64%
69%
65%
67%
72%
60%
60%
66%
Base: Total da Amostra – 2021: 5.878 (1 p.p) | 2022: 5.818 (1 p.p) | 2023: 5.814 entrevistas (1 p.p)
Segurança é apontada como principal vantagem para aplicar em produtos financeiros
A principal vantagem que leva as mulheres a investir seus recursos é a segurança financeira (possibilidade de juntar uma reserva), com 38% das respostas. Vale destacar que esse quesito lidera as motivações das mulheres desde a primeira edição da pesquisa, em 2017. Na sequência, estão o retorno financeiro (17%) e a possibilidade de retirar o dinheiro em caso de necessidade (6%). Os homens também priorizam a segurança, mas em parcela menor (33%).
Principal vantagem de aplicar em produto financeiro
Mulheres
Homens
Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2023)
38%
33%
Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2022)
41%
35%
Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2021)
37%
31%
O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2023)
17%
25%
O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2022)
17%
26%
O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2021)
14%
20%
Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2023)
6%
5%
Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2022)
6%
6%
Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2021)
Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2023)
3%
2%
Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2022)
2%
2%
Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2021)
2%
2%
Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 entrevistas / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas
Poupança é o investimento mais utilizado pelas mulheres
A caderneta de poupança ainda é o investimento mais usado pelo público feminino e não difere do resultado de 2022, mantendo o percentual de 26%. Títulos privados vêm em segundo lugar, com leve crescimento de 3% em 2022 para 4% em 2023. Já os fundos de investimento e a compra e venda de imóveis ficaram com 3% das citações cada, o mesmo percentual do ano anterior.
Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) (2022)
1%
2%
Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) (2021)
1%
2%
Plano de previdência privada (2023)
2%
2%
Plano de previdência privada (2022)
2%
2%
Plano de previdência privada (2021)
1%
2%
Moedas Estrangeiras (2023)
0%
2%
Moedas Estrangeiras (2022)
1%
1%
Moedas Estrangeiras (2021)
0,40%
1%
Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas
Cai o percentual de mulheres que não têm conta em banco
As contas em instituições financeiras tradicionais são as preferidas das mulheres (68%), mas o uso dos bancos digitais tem crescido ano a ano, com 39% em 2023 (34% em 2022 e 27% em 2021). Já o percentual de mulheres que não possuem conta em banco caiu para 15% (18% em 2022 e 21% em 2021).
Instituições financeiras onde possuem conta
Mulheres
Homens
Banco tradicional (2023)
68%
71%
Banco tradicional (2022)
67%
71%
Banco tradicional (2021)
65%
70%
Banco digital (2023)
39%
41%
Banco digital (2022)
34%
38%
Banco digital (2021)
27%
32%
Cooperativa de crédito (2023)
6%
6%
Cooperativa de crédito (2022)
3%
6%
Cooperativa de crédito (2021)
3%
5%
Corretora (2023)
2%
4%
Corretora (2022)
1%
4%
Corretora (2021)
1%
4%
Não possui conta (2023)
15%
12%
Não possui conta (2022)
18%
12%
Não possui conta (2021)
21%
15%
Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas
Compra de imóvel é o principal destino dos rendimentos de aplicações
A compra de um imóvel é o destino mais citado, tanto pelas mulheres quanto pelos homens, para o retorno do dinheiro investido (34% e 32%, respectivamente). Manter os recursos aplicados vem na sequência, também para ambos os públicos (18% e 21%, na mesma ordem). As mulheres citam mais do que os homens os seguintes destinos para o uso das aplicações: fazer uma viagem, educação, reformar a casa, saúde e pagar contas e dívidas – mesmo comportamento dos anos anteriores.
Mulheres
Homens
Comprar um imóvel / casa própria (2023)
34%
32%
Comprar um imóvel / casa própria (2022)
30%
30%
Comprar um imóvel / casa própria (2021)
28%
30%
Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2023)
18%
21%
Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2022)
19%
22%
Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2021)
20%
20%
Comprar um carro / moto / caminhão (2023)
10%
11%
Comprar um carro / moto / caminhão (2022)
11%
11%
Comprar um carro / moto / caminhão (2021)
8%
8%
Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2023)
13%
7%
Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2022)
12%
9%
Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2021)
9%
6%
Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2023)
6%
11%
Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2022)
7%
12%
Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2021)
6%
9%
Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2023)
7%
10%
Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2022)
10%
9%
Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2021)
7%
9%
Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2023)
7%
5%
Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2022)
10%
6%
Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2021)
8%
6%
Deixar para os filhos (2023)
5%
5%
Deixar para os filhos (2022)
6%
6%
Deixar para os filhos (2021)
5%
3%
Construir / reformar a casa (2023)
4%
3%
Construir / reformar a casa (2022)
4%
3%
Construir / reformar a casa (2021)
5%
3%
Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2023)
3%
1%
Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2022)
2%
1%
Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2021)