Criptomoedas

Criptos ainda são ativos inexistente para grandes investidores institucionais, diz JPMorgan

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

Jared Gross, chefe de estratégia de portfólio institucional do JPMorgan Asset Management, afirmou à Bloomberg que grandes investidores institucionais ainda estão distantes do mercado de criptomoedas devido à volatilidade desta classe de ativos, que representa um desafio para os gestores de recursos.

“Como uma classe de ativos, o mercado cripto é efetivamente inexistente para a maioria dos grandes investidores institucionais”, segundo Gross.

“A volatilidade é muito alta, a falta de um retorno intrínseco que você pode apontar torna isso muito desafiador”.

Explica o executivo.

Além disso, o mercado baixista também contribuiu para dissipar a ideia de que o Bitcoin poderia ser uma forma de ouro digital ou servir como um hedge contra a inflação, de acordo com Gross, afirmando que é ‘evidente’ que isso não é o caso.

Contudo, apesar de criptomoedas ainda não estarem presentes em muitos portfólios institucionais, grandes instituições financeiras vêm adotando cada vez mais essa classe de ativos.

O BNY Mellon, por exemplo, que é o banco americano mais antigo, anunciou em outubro que ofereceria armazenamento de Ether e Bitcoin para clientes institucionais selecionados. Além disso, a Société Générale, um outro grande banco francês, recebeu aprovação regulatória para atuar como provedor de serviços de ativos digitais.

Assim, o fato de grandes instituições financeiras como o BNY Mellon e a Société Générale estarem adotando criptomoedas e oferecendo serviços relacionados a elas para seus clientes institucionais sugere que o mercado institucional está se tornando mais aberto a ativos digitais.

Isso pode levar a uma maior adoção e utilização dessas moedas pelo mercado institucional no futuro. No entanto, é importante lembrar que ainda há muitas incertezas e riscos associados ao uso de criptomoedas, o que pode retardar a adesão do público corporativo.

Fernando Américo
Fernando Américo

Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvolvedor Web CMS com Wordpress e busco me especializar como fullstack com Nodejs e ReactJS, além de seguir estudando e investindo em ativos digitais.

Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvolvedor Web CMS com Wordpress e busco me especializar como fullstack com Nodejs e ReactJS, além de seguir estudando e investindo em ativos digitais.