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Crise: Mercado Automotivo pode falir

Neste artigo iremos detalhar melhor as dificuldades que a crise provocada pela pandemia de coronavírus está causando na indústria automotiva.

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

Neste artigo iremos detalhar melhor as dificuldades que a crise provocada pela pandemia de coronavírus está causando na indústria automotiva.

De fato um dos grandes responsáveis pelo crescimento do setor automotivo nos últimos anos foi a oferta de crédito. Especialmente nos dois últimos anos, quando os bancos passaram a liberar mais crédito. Porém a boa vontade deles é volátil e muda conforme o lucro deles pode subir ou descer.

Primeiramente, vale a pena explicar que os banqueiros nunca perdem. Eles só decidem se vão ganhar muito ou um pouco.

Juros

A taxa Selic está atualmente em 3%, lembrado que no início do ano era de 4,5%. Portanto com a taxa de juros em clara tendência de baixa, o esperado era que as taxas de juros de financiamento dos veículos caíssem também. Mas para os banqueiros, essa regra não se aplica pelo fato de diminuir o lucro deles.

Afim de entendermos melhor, vejamos esse exemplo: a Selic em março era de 4,25% a.a. foi para 3,75% a.a. em abril (menos 11,8%). Já a taxa média de financiamento de veículos nesse período subiu de 1,35% a.m. para 1,42% a.m. (mais de 5%).

Mas não é só isso, os bancos decidiram rduzir os prazos dos contratos de financiamento. O prazo médio, que era de 45 meses no primeiro trimestre do ano, caiu para 44 meses em abril. Em outras palavras, a prestação mensal fica mais cara.

Vendas para locadoras

De acordo com dados do setor automobilístico, no mês passado, as vendas diretas tiveram uma forte redução. A participação da venda direta foi 32,77% em tudo o que foi vendido. Em abril, esse número era de 48,39%. De fato essa foi a menor participação nos últimos 40 meses.

Atualmente a capacidade de produção da indústria automotiva é de cerca de 5 milhões de veículos por ano. Porém hoje, o mercado interno só vem utilizando 13%. Para a industria isso representa que 87% da operação fabril está parada.