Notícias

CVM promoverá hoje live sobre influenciadores digitais

CVM pretende debater quais os riscos identificados por ela e como o investidor pode lidar com eles.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Comissão de Valores Mobiliários, por meio de suas redes sociais, fará uma live com seu Superintendente de Relações com Investidores Institucionais, Daniel Maeda. O objetivo da live é debater sobre as diferenças entre um influenciador digital – sobre investimentos – e um profissional do mercado de capitais.

Hoje é comum inúmeros youtubers e instagramers que abordam temas acerca de investimentos, bolsa de valores e educação financeira. Porém, justamente por serem influenciadores, qual é a real influência deles no mercado em geral?

Esse tema tem ganhado relevância crescente no mercado e toda a repercussão que o mundo da internet permite: o papel dos meios virtuais (redes sociais, eventos virtuais e outros) na formação da opinião do investidor. A Live pretende debater quais os riscos identificados pela CVM e como o investidor pode lidar com eles, focando, sempre, na proteção desse público” – Daniel Maeda, Superintendente da SIN/CVM

Diversos casos de manipulação de preços de ações já foram reportados ao longo da história nas bolsas de valores internacionais. Por exemplo O Lobo de Montreal, como ficou conhecido o jovem canadense de 26 anos John Babikian (em referência ao Lobo de Wall Street), fez fortuna promovendo e manipulando ações entre 2009 e 2013. Por meio de uma lista de email, John falsificou valuations e recomendou penny stocks, conseguindo manipular sozinho US$3 bilhões segundo dados da Bloomberg.

A influência no crescimento

No Brasil, somente analistas de valores mobiliários certificados pela Apimec podem fazer recomendações de compra e venda de ativos. Qualquer um que não possua tal certificação (CNPI), estará violando as normas da CVM.

De modo geral, conteúdos de cunho educativo são de fato uma ótima ajuda para o mercado como um todo, por justamente levar educação a todos. Afinal, grandes youtubers e instagramers contribuíram muito de forma positiva para o crescimento do mercado de bolsa brasileiro. Isso porque, eles conseguiram aumentar o conhecimento dos pequenos investidores, elevando o número dos mesmos na bolsa.