Notícias

Dança das cadeiras: Vibra perde presidente para Eletrobras

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Uma importante mudança ocorreu entre duas companhias de peso do mercado de capitais brasileiro: a Eletrobras e a Vibra Energia (VBBR3) ex-BR Distribuidora.

Wilson Ferreira Júnior assumiu o cargo de presidente executivo da Eletrobras (CEO). Para isso, o gestor deixa o cargo de Presidente da Vibra Energia.

Ferreira Júnior, de 63 anos, já havia presidido a empresa entre 2016 e 2021, quando a Eletrobras ainda era uma estatal, e foi um dos idealizadores do seu processo de capitalização.

Seu nome foi aprovado ao cargo no começo de agosto – em meio a divergências sobre a troca de comando, uma vez que o mandato dos últimos diretores tinha duração até julho de 2023.

Rodrigo Limp, que ocupava o cargo de CEO da companhia de energia elétrica, passa a exercer o cargo de diretor de regulação e de relações institucionais.

Enquanto isso, na Vibra, André Corrêa Natal, atual Vice Presidente Executivo de Finanças, Compras e RI da Companhia, comandará a companhia interinamente.

As novas aquisições da Vibra

A companhia Vibra Energia (VBBR3) foi às compras. A empresa de energia anunciou ao mercado a operação de aquisição de 50% da Zeg Biogás e Energia.

“Esta operação visa complementar a plataforma de produtos e serviços renováveis da VIBRA, como mais um passo rumo à inserção da Companhia no processo de transição e descarbonização da matriz energética brasileira”.

Além disso, a Vibra informou também que negociou duas opções de compras futuras, a valor de mercado, pelas quais poderá, mediante o exercício da primeira opção, passar a ser titular de 70% das ações representativas do capital social da ZEG e mediante o exercício da segunda opção, passar a ser titular da integralidade das ações de emissão da empresa.