Notícias

“Desastre nos ares”: S&P rebaixa classificação de risco da Gol

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A agência de classificação de risco S&P piorou a perspectiva do rating CCC+ de crédito da Gol (GOLL4), de positiva para estável, citando recuperação mais lenta do que o esperado e acesso limitado da companhia aérea ao mercado de capitais.

“Apesar da ausência de vencimentos de curto prazo consideráveis, a recuperação mais lenta do que o esperado nas margens e o acesso limitado aos mercados de capitais aumentaram os riscos de fluxo de caixa”, afirmou a S&P em relatório, citando também os custos de combustível muito maiores, que resultarão em um Ebitda de R$ 2 bilhões nos primeiros sete meses de 2022, abaixo da projeção de R$ 3,4 bilhões.

O Rating nada mais é que uma classificação, praticamente uma nota. Este indicador serve para apontar o risco de crédito de uma companhia. 

Ou seja, a probabilidade de certa empresa não cumprir com seus compromissos legais (aplicar o famoso calote). 

As agências de rating, ou agências de avaliação de risco, são empresas independentes e especializadas que monitoram as atividades financeiras de diversas instituições públicas e privadas, avaliando o nível do risco de crédito de cada uma. 

Você pode aprender mais sobre os ratings e seus níveis de classificação clicando aqui. 

Ações sentiram?

A alteração na classificação de risco, no entanto, não pesam sobre as ações que operam em alta devido ao otimismo do mercado neste início de tarde.

image 171