A Cury Construtora e Incorporadora S.A. divulgou a prévia de seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023, apresentando um desempenho positivo em vários aspectos de suas operações. A empresa lançou novos empreendimentos, aumentou suas vendas e manteve uma forte geração de caixa operacional, demonstrando sua solidez no mercado imobiliário.
Lançamentos e Vendas
No terceiro trimestre de 2023, a Cury lançou sete empreendimentos, sendo cinco localizados em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. O Valor Geral de Vendas (VGV) total desses lançamentos atingiu R$ 941,7 milhões, representando um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Considerando os nove meses do ano de 2023, o VGV total de lançamentos alcançou R$ 3.584,3 milhões, o que representa um crescimento expressivo de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O preço médio das unidades lançadas no terceiro trimestre de 2023 foi de R$ 257,4 mil, apresentando um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As vendas líquidas no terceiro trimestre de 2023 atingiram R$ 972,6 milhões, representando um aumento significativo de 9,8% em relação ao terceiro trimestre de 2022. No entanto, em comparação com o segundo trimestre de 2023, houve uma queda de 18,5%. Considerando os nove meses de 2023, o total de vendas líquidas alcançou o VGV de R$ 3.245,5 milhões, um crescimento expressivo de 27,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O preço médio de vendas registrado no terceiro trimestre de 2023 foi de R$ 278,4 mil, representando um aumento de 9,3% em relação ao terceiro trimestre de 2022 e mantendo-se estável em relação ao segundo trimestre de 2023. Nos nove meses de 2023, houve um aumento de 13,8% em relação ao preço médio das unidades vendidas em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Vendas sobre Oferta (VSO) e Unidades Produzidas
A Cury registrou uma VSO trimestral líquida de 41,5% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com 40,3% no mesmo período do ano anterior e 45,4% no segundo trimestre de 2023. Nos últimos doze meses, a VSO alcançou 74,5%, apresentando um aumento de 3,9 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre de 2022 e um crescimento de 1,4 ponto percentual em relação ao segundo trimestre de 2023.
No terceiro trimestre de 2023, a Cury produziu 3.473 unidades, o que representou um aumento significativo de 26,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Comparado ao segundo trimestre de 2023, houve um aumento de 12,4%. Ao longo dos nove meses de 2023, a empresa produziu um total de 9.021 unidades, o que representa um crescimento de 24,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Durante o terceiro trimestre de 2023, a Cury concluiu a construção de 1.232 unidades, um número superior às 906 unidades concluídas no terceiro trimestre de 2022, mas inferior às 2.832 unidades concluídas no segundo trimestre de 2023.
Estoques e Carteira de Terrenos
A Cury encerrou o terceiro trimestre de 2023 com estoque no valor de R$ 1.369,8 milhões. Dessas unidades, 98,1% referem-se a unidades lançadas ou em construção, enquanto apenas 1,9% são unidades concluídas.
Considerando os lançamentos recentes e as aquisições realizadas, a empresa encerrou o terceiro trimestre de 2023 com uma carteira de terrenos avaliada em R$ 11.848,1 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) potencial. Isso representa um aumento de 13,0% em relação ao banco de terrenos do terceiro trimestre de 2022 e um crescimento de 16,4% em relação ao segundo trimestre de 2023. A carteira de terrenos da Cury é composta por R$ 8.081,7 milhões em São Paulo e R$ 3.766,4 milhões no Rio de Janeiro.
Geração de Caixa Operacional
No terceiro trimestre de 2023, a Cury registrou uma Geração de Caixa Operacional positiva de R$ 137,3 milhões, atingindo um recorde histórico. Esse montante representa um aumento expressivo de 110,9% em relação ao saldo positivo de R$ 65,1 milhões registrado no terceiro trimestre de 2022. Ao longo dos nove meses de 2023, a empresa alcançou uma Geração de Caixa Operacional de R$ 248,1 milhões, um aumento significativo de 52,6% em relação aos R$ 162,6 milhões gerados nos nove meses de 2022.
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