Dogecoin despenca 26% após golpe com anúncio falso de parceria

Dogecoin (DOGE) registra a maior queda entre as 10 maiores criptomoedas, com perdas de 26%, após anúncio falso de parceria com o Departamento de Eficiência Governamental (D.O.G.E.) de Elon Musk, que resultou em um golpe.

Dogecoin
Dogecoin

Entre as 10 maiores criptomoedas do mercado, a Dogecoin (DOGE) foi a que de longe registrou a maior queda, com perda de 26% nesta sexta-feira (20). Ao que tudo indica, esse movimento ocorreu por causa de um golpe envolvendo o Departamento de Eficiência Governamental (D.O.G.E.), chefiado por Elon Musk.

Tudo começou quando o D.O.G.E. supostamente anunciou planos de colaborar com a empresa emissora de stablecoin USUAL, conforme relatou Vivek Ramaswamy, parceiro de Musk no departamento. A notícia causou uma forte empolgação nos mercados, apesar da queda no preço da DOGE chegar a 13%.

No entanto, Ramaswamy excluiu a publicação minutos depois, deixando seus seguidores confusos. Depois, ficou esclarecido que houve uma invasão na conta do executivo e, portanto, a mensagem da suposta parceria era falsa.

Ramaswamy não fez nenhum comentário sobre o suposto ataque, mas o tuíte não estava mais em seu perfil quando esta matéria foi finalizada. A descoberta da farsa causou uma forte queda no preço da DOGE, que ampliou suas perdas para mais de 26% nas últimas 24 horas.

Real ou fake?

Além de anunciar a parceria com a USUAL, Ramaswamy afirmou que a medida serviria para apoiar a missão do governo Donald Trump de reduzir o déficit fiscal federal dos Estados Unidos. De fato, esta é a missão oficial do D.O.G.E., que tem como objetivo reduzir o déficit até o dia 4 de julho de 2026.

O empresário acrescentou que a colaboração visa melhorar a eficiência das transações governamentais ao mesmo tempo em que promove a responsabilidade fiscal. Só que pouco tempo depois, Ramaswamy apagou a mensagem, mostrando que a parceria é absolutamente falsa.

Após o ataque, a equipe que cuida do perfil iniciou uma ação rápida sobre o assunto e excluiu a publicação depois disso. James Fishback, fundador da Invest Azoria, confirmou que a parceria entre o D.O.G.E. e a USUAL não ocorreu.

“Acabei de falar com Vivek. Ele foi hackeado e está bloqueado de sua conta. Isso é um golpe”, explicou.

Curiosamente, a stablecoin USD0, gerida pela USUAL, foi um dos poucos tokens do Top 100 que abriu o dia com ganhos. E a descoberta do ataque e da notícia falsa não causou impactos no preço do token.

Recentemente, a influenciadora Hawk Tuah também se envolveu em polêmica ao promover seu token, que muitos acusaram de ser um golpe, ressaltando os riscos de golpes envolvendo influenciadores e criptomoedas.

Planos do DOGE

Elon Musk tem trabalhado ativamente nos próximos planos para o D.O.G.E. desde que recebeu o controle do departamento das mãos de Donald Trump. Já Ramaswamy fará parte da gestão do órgão e é um dos membros mais entusiastas da redução do tamanho do estado americano.

De acordo com o próprio D.O.G.E., 80% do orçamento anual de tecnologia do governo é gasto na manutenção de sistemas desatualizados. São cerca de US$ 80 bilhões anuais que o órgão classificou como “desperdício de dinheiro”, enquanto Musk afirmou que é “hora de limpar essa bagunça enorme.”

Além disso, o bilionário da tecnologia também deu a entender que o D.O.G.E. poderia acabar com a inflação dos EUA. O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que “gastos excessivos do governo” são o principal impulsionador das pressões inflacionárias no país. Ele afirmou ainda que “se o desperdício do governo for interrompido, não haverá inflação”.