O mês de janeiro registrou faturamento recorde para o e-commerce, totalizando mais de R$ 13,8 bilhões – um crescimento de 21% em comparação a janeiro de 2021, quando atingiu R$ 11,5 milhões.
O número total de compras online também aumentou, atingindo 31,1 milhões em janeiro deste ano, 22% a mais do que os 25,5 milhões de pedidos feitos em janeiro do ano passado. Os dados são da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e que faz parte do TGroup.
“Um dos destaques são as compras online realizadas na categoria saúde. Em janeiro de 2022, o faturamento deste segmento foi de R$ 297,2 milhões, 64% mais do que os R$ 181,2 milhões de janeiro de 2021 — 109% maior que os R$ 86,7 milhões faturados em janeiro de 2020”, destaca Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.
Remédios, inaladores e nebulizadores
Os remédios vêm sendo cada vez mais procurados no e-commerce. Em janeiro de 2022 as vendas de remédios geraram faturamento de R$ 171,7 milhões, 91% a mais do que os R$ 90,1 milhões de janeiro de 2021 — por sua vez 107% maior do que os R$ 43,6 milhões de janeiro de 2020.
Já as vendas online de inaladores e nebulizadores cresceram exponencialmente em janeiro de 2022, atingindo faturamento de R$ 2,6 milhões. Esse valor foi 178% maior que os R$ 949,9 mil de janeiro de 2021 — 16% maior do que os R$ 819,7 mil faturados em janeiro de 2020.
“Foi surpreendente o aumento das compras online de inaladores e nebulizadores em janeiro deste ano. O faturamento foi maior do que a soma dos meses de janeiro dos últimos três anos, período marcado pelo início da pandemia no Brasil. Hoje, a região Sudeste concentra 76% dos pedidos e 74% do faturamento para esta categoria”, ressalta Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.
Categorias que mais cresceram
Outras categorias de destaque são: ar condicionado e ventilação (faturamento cresceu 50% em janeiro de 2022 em comparação a janeiro de 2021) e pet shops (aumento de 57%).
Em relação ao aumento no número de pedidos, se destaca a categoria de alimentos e bebidas, que teve 94% mais pedidos em janeiro de 2022 do que em janeiro de 2021.
Na sequência vêm as categorias de saúde e pet shop, com aumento no número de pedidos de 61% e 48%, respectivamente.